Saiba por que o app do Facebook ocupa tanto espaço no iPhone e iPad

1 min de leitura
Imagem de: Saiba por que o app do Facebook ocupa tanto espaço no iPhone e iPad

Se você usa apps de redes sociais com frequência em seu iPhone ou iPad, provavelmente já notou que é  normal eles ocuparem cada vez mais memória, já que é necessário termos acesso às informações de forma rápida. Entretanto, no caso do Facebook, isso nunca para de acontecer.

Em outras redes como Twitter e WhatsApp, por exemplo, os links são abertos no navegador-padrão do dispositivo. O Facebook, porém, possui agora o seu próprio navegador integrado ao app, e é aí que está o problema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quando clicamos em um link que alguém compartilhou pelo app do Facebook, ele carrega a página no próprio aplicativo e armazena aquela informação na memória do dispositivo, para que você possa revê-la sem precisar carregá-la novamente.

Então, o espaço ocupado pelo programa na memória do seu gadget pode passar de cerca de 70 MB, quando instalado, para mais de 200 MB em poucas semanas de uso, dependendo da frequência com que você visualiza páginas no app. E o pior é que não há uma forma simples de apagar todos esses arquivos.

A solução encontrada até agora é, quando quiser abrir links para páginas na internet, acessar seu Facebook pelo navegador do aparelho em vez de usar o app. Ou tomar uma medida mais drástica para recuperar o espaço na memória: desinstalar o aplicativo e reinstalá-lo em seguida.

Segundo representantes da rede social, os desenvolvedores do programa estão sempre buscando achar um maior equilíbrio para o acúmulo de cache, uma vez que as informações salvas ocupam um grande espaço, mas economizam o pacote de dados do gadget, já que aquelas imagens e informações não precisam ser carregadas novamente.

Outra medida que foi implementada na última versão do app para impedir esse aumento constante do espaço consumido é fazer com que ele delete as páginas armazenadas na memória quando passam a ocupar mais de 25 MB.

Vamos torcer para que novas melhorias nesse quesito sejam implementadas nas próximas atualizações do aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.