14 apps de Android e iOS para manter as crianças distraídas em casa

5 min de leitura
Imagem de: 14 apps de Android e iOS para manter as crianças distraídas em casa
Imagem: Shutterstock

Se você possui filhos, sobrinhos, irmãos ou primos mais novos, sabe que às vezes pode ser um verdadeiro desafio tentar manter esses pequenos entretidos dentro de casa. Quando estamos sem tempo ou quando o próprio tempo está ruim, não há como sair em parques, e ficar preso dentro do lar pode logo deixar as crianças entediadas e impacientes.

Por isso, listamos aqui alguns aplicativos de smartphones e tablets, desenvolvidos para dispositivos iOS e Android, que possuem como alvo um público infantil de até sete ou oito anos de idade. Esses apps podem manter os pequenos distraídos por bastante tempo (e deixar você com um pouco mais de tempo livre). O melhor é que as crianças de hoje já estão muito acostumadas com as tecnologias dos dispositivos móveis, então não deve ser difícil convencê-las a brincar nesses aparelhos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Portanto, prepare-se para fazer o download daqueles aplicativos que provavelmente cairão no gosto de seus filhos ou familiares mais novos:

1 – PlayKids TV (Android e iOS)

PlayKids TV é um aplicativo que reúne diversos vídeos e animações, sejam nacionais ou internacionais – e conteúdos inéditos são sempre adicionados. Crianças mais novas podem utilizá-lo sem dificuldades, já que poucos textos são apresentados aqui. O visual colorido, vibrante e cartunesco deve agradar bastante aos pequenos. É importante ressaltar que muitos desses conteúdos internos são pagos, portanto fique atento também às compras que você aceitar para não se surpreender.

2 – Despicable Me: Minion Rush (Android e iOS)

Despicable Me: Minion Rush já é bastante popular e talvez já esteja instalado em seu dispositivo. Esse app de ação possui um estilo bastante frenético e que deve agradar às crianças um pouco mais velhas, com seus rápidos desafios. Os personagens em questão são os simpáticos Minions, os bichinhos amarelos do filme “Meu Malvado Favorito”. O app é gratuito, porém existem compras internas.

3 – Turma da Galinha Pintadinha (Android e iOS)

A Galinha Pintadinha é um verdadeiro fenômeno aqui no Brasil com suas canções que divertem e educam os pequenos ao mesmo tempo. Além dos clipes animados e suas canções com karaokê, o app também oferece diversos desenhos que podem ser coloridos. É permitido comprar mais vídeos no aplicativo se as crianças se enjoarem dos clipes disponibilizados gratuitamente.

4 – Pou (Android e iOS)

Pou é o jogo de um simpático bichinho virtual, no estilo dos Tamagochis de antigamente. Não existem objetivos muito complexos aqui, pois as crianças devem alimentar e brincar com o Pou de modo que acompanhem o desenvolvimento desse ser esquisito e animado – além disso, existem vários minijogos que manterão os pequenos distraídos por bastante tempo. O melhor é que Pou é totalmente gratuito.

5 – My Talking Tom (Android e iOS)

Um joguinho com um simpático gato e repleto de diversas funcionalidades. Esse é um app em que você deve cuidar do gatinho Tom, assim como vimos em Pou – só que My Talking Tom é visualmente mais caprichado, com gráficos coloridos em 3D e muitas animações. O bichano pode crescer, e você pode adicionar novos itens, acessórios e roupas, o que é bem interessante. Crianças de várias idades devem gostar de My Talking Tom.

6 – Drawing Desk (Android e iOS)

Aplicativo desenvolvido para criação dos mais variados desenhos, sejam infantis e bem coloridos ou com um estilo mais polido. O app oferece um extenso leque de cores, grossuras de pincéis e as mais variadas ferramentas de edição – por isso, talvez seja indicado para crianças um pouco mais velhas, já com sete ou oito anos. O seu visual cheio de ícones autoexplicativos faz com que o uso seja bastante intuitivo.

7 – Click Jogos (Android)

O aplicativo do Click Jogos reúne os mais variados jogos do site, sejam games de carros, de ação, puzzles e infantis. Por isso, é possível encontrar um leque bem variado e capaz de atingir um público mais extenso, já que existem apps para todos os gostos. O melhor é que o Click Jogos é 100% grátis.

8 – Monster High Ghouls and Jewels (Android e iOS)

Um puzzle de ligar símbolos iguais e marcar pontos com os personagens e todo o visual presente em Monster High. As meninas, principalmente, devem gostar do conteúdo oferecido aqui. Os desenhos do jogo são bastante caprichados, assim como as suas animações. Apesar de ser um título de raciocínio, ele é bastante fácil e simples de ser jogado (e pode entreter os pequenos por muito tempo).

9 – Toca Kitchen (Android e iOS)

Criar pratos gostosos (ao menos no visor do smartphone) e já aprender quais são os ingredientes, os legumes e os nomes dos vegetais é algo que o Toca Kitchen propõe. Gratuito e com um visual bastante bonito, apesar de simples, esse é um joguinho fácil de jogar e que oferece dezenas de combinações e possibilidades para os pequenos, o que fará com que eles não enjoem de tão cedo.

10 – ABC Português (Android)

ABC Português é um app destinado para as crianças em fase de alfabetização, já que todas as atividades aqui possuem o aprendizado infantil como objetivo fundamental. Jogos de alfabeto, exercícios de memorização, cálculos simples e muitos outros recursos estão presentes no aplicativo, que também possui um visual infantil e é repleto de desenhos coloridos que cativam as crianças.

11 – Quero Ser Turma da Mônica (iOS)

Em Quero Ser Turma da Mônica, os pequenos podem criar seus próprios avatares que os representem no mundo da Turma da Mônica com o visual dos personagens já conhecidos por todos nós. Se seus filhos, irmãos, primos ou sobrinhos gostam dos quadrinhos da Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, eles certamente ficarão animados em criar suas próprias versões de gibi de modo rápido e extremamente personalizável.

12 – Histórias de Embalar (Android e iOS)

Sabe aquelas típicas histórias que muitos pais contam para os seus filhos antes de eles dormirem? Pois bem, o app Histórias de Embalar visa facilitar esse trabalho, pois oferece dúzias de histórias diferentes se você ficar sem ideias do que contar para os pequenos. Apesar de possuir um conceito interessante, alertamos que muitos dos contos presentes no aplicativo são pagos.

13 – Rei da Matemática (Android e iOS)

Esse é um joguinho educativo com um visual medieval. Desde pequenas, as crianças poderão exercitar suas habilidades matemáticas com contas bem simples (e que são explicadas no app). Um bom modo de instigá-las com desafios simples e inteligentes, colocados em um contexto divertido.

14 – Toca Hair Salon (Android e iOS)

As crianças podem se divertir bastante ao criarem os cortes de cabelo mais malucos em Toca Hair Salon. As madeixas podem ser pintadas, penteadas, bagunçadas e cortadas de modo bastante fácil, já que os ícones e desenhos presentes no joguinho são bem claros e autoexplicativos. O melhor é que não existe um menu elaborado ou ferramentas complicadas, o que faz desse um app fácil de usar para os pequeninos.

E você, conhece mais apps voltados ao público infantil e que prendem a atenção das crianças por um bom tempo? Se souber, compartilhe com a gente nos comentários logo abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.