Você está em uma festa e conversa sem grandes preocupações com seus amigos. Mas já é tarde, e seus pais estão preocupados. Então seu celular toca. E uma das formas mais dissimuladas de se evitar a bronca é simplesmente ignorar a chamada.

Esta prática encheu a paciência de Sharon Standifird que, cansada de ter suas ligações não atendidas por seu filho, decidiu criar um app capaz de bloquear smartphones se chamadas fossem ignoradas. Sob o nome de “Ignorenomore”, o app pode ser adquirido por US$ 0,99 e é compatível com aparelhos Android (download) – uma versão para iOS será lançada ainda neste mês.

Sharon criou o aplicativo do zero. Ela aprendeu programação e, com a ajuda de um desenvolvedor, criou por conta própria o software tido como o “pesadelo dos adolescentes”. “Pensei em fazer um aplicativo que bloqueasse completamente o celular de meu filho caso ele não atendesse minhas ligações e que só poderia ser desbloqueado no momento em que ele me ligasse de volta”, explica Sharon em entrevista à CBS New York.

O marido da desenvolvedora explica que aprender programação foi apenas mais um desafio na vida de sua esposa. Acontece que Sharon é uma mulher bastante determinada: ela já serviu o Exército dos EUA durante a Guerra do Golfo e também já escalou a montanha de Kilimanjaro.

Apenas pais podem desbloquear o telefone

Se as ligações são ignoradas, um comando disparado por meio de um mecanismo de controle parental pode ativar o bloqueio de um celular. A mãe ou o pai do adolescente seleciona o nome do aparelho, informa um código e então trava o smartphone de seu filho. O desbloqueio pode ser feito somente pelos pais também por meio de um código remoto.

“Eu acho uma boa ideia. Mas para outras pessoas, não para mim”, comenta, cabisbaixo, o filho de Sharon. Se o usuário tenta desinstalar o aplicativo, uma notificação é enviada ao aparelho dos pais – isso também pode ativar o bloqueio do celular. Mais informações sobre o app podem ser lidas aqui.

Cupons de desconto TecMundo: