Algoriddim lança Djay 2 para Android

4 min de leitura
Imagem de: Algoriddim lança Djay 2 para Android
Imagem: Reprodução/YouTube

A Algoriddim se tornou notória ao trazer para o Mac e, posteriormente, também para o iOS um dos aplicativos mais celebrados entre os DJs profissionais e amadores. Bem, eis que agora a desenvolvedora finalmente inclinou os ouvidos à pergunta “Por que não há uma versão para o Android?”. De fato, o app Djay 2 acaba de ganhar uma versão para o robozinho — uma versão devidamente reconstruída e com vantagens exclusivas.

Entretanto, uma das maiores vantagens do aplicativo é compartilhada entre as versões. Trata-se da integração com o streaming de músicas Spotify (por meio de uma conta Premium), o que lhe permite executar remixagens e mashups músicas diretamente da nuvem — funcionalidade que rendeu à criadora alemã mais de 15 milhões de downloads até o momento. Isso e uma atraente integração entre o software e diversos controladores, por meio de parcerias com a Numark, com a Casio e também com a Philips.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma reconstrução para o Android

De acordo com a fabricante, já é possível festejar, portanto. Djay 2 já pode ser baixado em aparelhos Samsung Galaxy, Nexus, HTC, Motorola, Kindle Fire e por aí vai. E o melhor? Não se trata apenas de um “port” do aplicativo do Mac/iOS. “Foi um grande desafio trazer Djay para o Android”, disse o CEO e cofundador da Algoriddim, Karim Morsy, em entrevista ao site TheNextWeb.

“Quando nós o lançamos para o iOS (em 2011), nós pudemos aproveitar os anos de engenharia destinado à criação para o Mac; a transição para o iOS foi bastante suave, já que se tratava das mesmas tecnologias e dos mesmos frameworks”, ele acrescenta. “Foi realmente um grande desafio, e nós nem sequer sabíamos se seria possível trazer todas as funcionalidades do aplicativo Djay ao Android.”

Morsy reforça que a Algoriddim não construiu um aplicativo menor, mas sim “aplicativos de grande porte que permitam às pessoas exercerem sua criatividade”.

Adaptado para todos os principais aparelhos Android

Embora alguém ainda possa ter ficado com a ideia que Djay 2 chega ao Android como um simples port, a companhia reforça que o software foi especificamente desenvolvido para o robô — sendo compatível com todos os principais modelos de tablets e smartphones atuais movidos pelo sistema operacional. Há, de fato, apenas a exigência de que o seu aparelho rode na versão 4.1 ou superior do SO, com alguns designs especiais projetados para o vindouro Android L.

Para os aparelho menos “parrudos”, por assim dizer, a Algoriddims ainda desenvolveu para Djay 2 algoritmos diferenciados que requerem menos poder de fogo da memória RAM — o que equivale a dizer que provavelmente centenas de modelos devem conseguir algum resultado apreciável com o aplicativo.

Gráficos adaptáveis

Mas o jogo de cintura da Algoriddimtambém vale para a parte visual do aplicativo. “Nós reelaboramos totalmente as engines gráficas — já que nó Android há muitas resoluções diferentes, e o Djay preisava ser completamente adaptável.” De fato, o sistema de Djay 2 é capaz de ajustar automaticamente as proporções da imagem, o que vale para tudo o que estiver em tela.

“Foi bastante desafiador quando há uma interface de usuário que replica turntables [os pratos giratórios encontrados em pick ups físicas], já que não é apenas a visão de uma mesa formada por células maiores e com mais linhas”, disse o CEO. “Nós precisamos pensar em coisas como ‘para onde vai este botão’, e isso envolveu um enorme trabalho de design”.

Porque não o SoundCloud?

A dúvida talvez seja bastante razoável, dada a projeção do SoundCloud. Entretanto, Algoriddims garante que, dadas as necessidades de Djay 2, o Spotify foi o serviço mais adequado. “Nós sempre tentamos encontrar o parceiro certo em termos de alcance de usuários”, disse Morsy ao referido site.

“Obviamente nós estivemos com o iTunes por anos”, ele continua. “A apreciação de músicas e os comportamentos de consumo mudaram ao longo dos anos, então nós adaptamos o aplicativo a isso. No que se refere aos serviços de streaming, o Spotify tem a melhor tecnologia para que nós possamos fazer a transmissão de duas músicas simultaneamente.” Basicamente, uma tecnologia “de ponta e perfeita para isso”.

Ademais, o Sportify acaba de ganhar a funcinalidades “Match”, por conta da aquisição da The Echo Nast. Isso faz com que o programa identifique músicas semelhantes às que estiverem tocando em determinado momento, fornecendo sugestões afins.

Vantagens exclusivas de Djay 2

Entre novas sacadas — e algumas vantagens exclusivas para o Android —, eis alguns bons motivos para que DJs amadores e profissionais empenhem alguns tostões com o novo Djay 2:

  • Integração com o Spotify
  • Integração com a biblioteca de músicas do Android
  • Automix
  • HD Waveforms colorido
  • Gravação ao vivo
  • Sampler com pacotes de sons de Snoop Dogg e outros artistas
  • Match: engine inteligente de sugestões de autoria do The Echo Nest
  • Pre-cueing with headphones (works with Griffin DJ Cable)
  • Mixer, Tempo, Pitch-Bend, Filter and EQ controls
  • Looping e Cue Points
  • Time-stretching (altera o tempo de uma música sem mudar a sua altura)
  • Detecção automática de batida e tempo
  • Auto-ganho
  • Efeitos de modulação: Flanger, Phaser, Echo, Gate, Bit Crusher (desenvolvidos pela Sugar Bytes)
  • Suporte para todos os principais formatos de áudio
  • Suporte para streaming via aparelhos com Bluetooth
  • Integração com hardwares MIDI profissionais (funciona com o Reloop Beatpad)
  • Análise de áudios de alta qualidade e processamento pela zplane — incluindo élastique efficient V2 e [aufTAKT]
  • Efeito exclusivo de Warp para usuários de aparelhos Sony Xperia
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.