Do seu jeito: 9 aplicativos para personalizar o discador do Android

4 min de leitura
Imagem de: Do seu jeito: 9 aplicativos para personalizar o discador do Android
Imagem: The More You Dig

Ninguém vai negar que, com seus vários aplicativos e recursos diversos, os smartphones são uma mão na roda para quem quer realizar alguma tarefa ou se divertir. No entanto, ainda que normalmente passemos bem mais tempo enviando mensagens de texto ou usando um app específico, não podemos esquecer um elemento fundamental que originalmente deu início aos telefones móveis como um todo – a possibilidade de fazer ligações de (quase) qualquer lugar.

Nesse sentindo, uma das coisas mais interessantes do Android é sua abundância de opções de customização para vários de seus recursos – incluindo o aplicativo de discador. Ainda que a grande maioria dos usuários simplesmente use o app padrão para fazer ligações sem jamais parar para procurar por um substituto na Play Store, isso não significa que não há boas opções para quem gosta de deixar tudo do seu jeito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com isso em mente, listamos a seguir alguns dos aplicativos de discador mais refinados, bem acabados e repletos de recursos que podem ser encontrados para o Android.

1 – Ready Contact List

Um dos mais recentes apps de discador a chegar à Play Store, o Ready Contact List segue as linhas traçadas pelo Material Design da Google para o Android L para criar um design de interface capaz de colocar muitos de seus rivais para correr. Enquanto a tela principal mostra uma visão agregada com seus contatos mais utilizados e seu histórico de chamadas, um simples deslizar para a esquerda exibe um disco de busca alfabético bastante funcional.

Outros diferenciais incluem a exibição de histórico recente com relação a uma pessoa que esteja te ligando – enquanto o telefone ainda está tocando –, o fornecimento de atalhos acionáveis após o término de uma chamada e uma forma conveniente de salvar contatos desconhecidos após receber ligações. Você pode baixar o Ready Contact List clicando aqui.

2 – DialApp: KitKat Dialer

Bastante simples e intuitivo, o DialApp é um daqueles programas que parecem uma mistura das boas ideias presentes em softwares similares. O aplicativo faz uso do princípio de “deslize para a esquerda para mandar mensagens e para a direita para ligar”, presente em muitos apps de discador para Android, como histórico, grupos, favoritos, temas variados e contatos reduzidos que são deletados automaticamente após algum tempo sem uso.

Outros recursos interessantes são o suporte nativo ao Android Wear, permitindo pareamento com seu smartwatch, e a sincronização direta com sua conta da Google. Saiba mais detalhes e baixe o app por meio deste link.

3 – Oftly Dialer

Ao abrir o Oftly, você será recebido pela lista dos seus contatos favoritos, seguidos abaixo pela lista alfabética contendo os demais. Dois botões ao fundo permite acionar as teclas numéricas ou checar seu histórico de chamadas, enquanto uma barra de buscar no topo permite encontrar nomes específicos. Simples, rápido, leve e funcional, sem opções de customização ou configurações. Confira o aplicativo clicando aqui.

4 – ExDialer – Dialer & Contacts

Um dos discadores mais populares para dispositivo Android, o ExDialer vem com uma série de recursos interessantes. Entre as funções estão um algoritmo T9 para previsão de contatos digitados, suporte a mais de 30 línguas, deslizar para mandar mensagens ou ligar, performance fluida e compatibilidade com vários plugins e temas – incluindo um seguindo o Material Design. Gostou? Saiba mais neste link.

5 – Dialer +

Outro app popular, o Dialer + vem com recursos similares aos do ExDialer – previsão com T9, temas variados, widgets, ícones circulares para contatos, busca baseada em gestos e escolha automática de fotos para seus amigos do Facebook, entre outros. Para fazer uso total do discador, você também receberá a indicação de baixar os programas Contacts + e Messages +. Confira o software de chamadas clicando aqui.

6 – Dialer One

Com várias opções de customização, o Dialer One apresenta uma lista com suas chamadas recentes na sua tela principal e permite visualizar contatos e mensagens ao abrir uma barra lateral – o que pode ser feito deslizando para a direita. Com sua interface minimalista e limpa, o app permite fazer ligações e mandar mensagens ao deslizar respectivamente para a direita ou para a esquerda. Confira o aplicativo neste link.

7 – KitKat Dialer

Extremamente leve, o KitKat Dialer raramente sofre com engasgos ou demoras para executar suas funções. Suas chamadas recentes ocupam o topo da tela principal e seus contatos ficam logo abaixo. O aplicativo também vem com uma série de recursos adicionais para facilitar suas tarefas de discagem, sobre os quais você pode saber mais clicando aqui.

8 – Reactiv Phone Dialer

Se você possui um smartphone que não faz parte da linha Nexus e não é um dos modelos Google Play Edition, então é provável que não tenha acesso ao discador padrão do Android KitKat. O Reactiv é uma das opções de apps que melhor emula o sistema original pensado pela gigante das buscas e, ainda que tenha poucos recursos, vale ser mencionado. Você pode baixá-lo neste link.

9 – PixelPhone PRO

Um dos mais bonitos e chamativos aplicativos discador para Android, o PixelPhone PRO se gaba de contar com uma interface capaz de se adaptar a todos os seus impulsos e excentricidades de customização. O programa fornece suporte a dois cartões SIM, permite determinar ações a diferentes grupos de contatos e vem com suporte a vários plugins e temas. Único app pago desta lista, o PixelPhone PRO pode ser baixado por R$ 12,01 clicando aqui.

Bônus: Old School Rotary Dialer

Quer dar um ar retrô para o seu aparelho? Seu Android vai ficar com o estilo de uma peça de museu com o Old School Rotary Dialer. Além de contar com um discador em forma de disco no mesmo estilo dos primeiros telefones fixos, ele também vem com o algoritmo de previsão T9. Basta inserir alguns números para que a sugestão apareça e você possa apertar a tecla central para completar a ligação. Confira o aplicativo neste link.

E você, gostou dos discadores que mostramos aqui? Conhece outras opções melhores? Deixe sua contribuição nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.