Para estacionar o carro em algumas regiões de Curitiba, é preciso utilizar um cartão de EstaR (Estacionamento Regulamentado). Até então, era preciso comprar o cartão e colocá-lo sobre o painel do carro para que ele pudesse ser validado por um agente de trânsito. Um projeto em testes, entretanto, promete modernizar esse sistema.

Trata-se de um cartão de estacionamento eletrônico, que permite o pagamento via celular ou tablet. A novidade foi desenvolvida pela empresa israelense Pango Mobile Parking e já é utilizada em mais de 50 cidades. A capital paranaense será a primeira do Brasil a contar com essa tecnologia, caso ela seja aprovada após um período de 90 dias.

Para comprar os créditos, é preciso acessar o site da Pango, baixar o aplicativo e efetuar o cadastro, escolhendo a forma de pagamento. O app está disponível para Android e iOS e, em breve, será lançado também para Windows Phone. Outra possibilidade é a de adquirir os créditos via telefone.

A grande vantagem em relação ao sistema atual é o fato de que o motorista recebe uma mensagem via celular informando o tempo que ele tem para ficar no local e quanto falta para que o prazo se encerre. A fiscalização dos agentes de trânsito será feita também online a partir da placa do carro.

Cupons de desconto TecMundo: