A HelloUniverse está lançando o seu aplicativo de tradução por telefone, desenvolvido para atender estrangeiros no Brasil e brasileiros no exterior que estejam enfrentando dificuldades de idioma para se comunicar. A empresa é acelerada pela Wayra, iniciativa global da Telefônica para apoio e promoção de startups tecnológicas, e é uma das incubadas do CIETEC – Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, além de ter sido finalista do Programa Startup Brasil, ano passado.

O aplicativo estará disponível para Android, mas o serviço pode ser utilizado a partir de qualquer telefone. O objetivo principal do sistema é conectar estrangeiros com os intérpretes da HelloUniverse de forma simples e automatizada, sem abrir mão da tradução humana.

Para utilizar o serviço, o usuário liga para a central da HelloUniverse por meio de um telefone fixo ou móvel ou a partir do próprio do aplicativo, identificando o idioma desejado (inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão). O sistema, então, busca o intérprete disponível e estabelece a conexão.

Preparativos para os maiores eventos do Brasil

A empresa já tem um banco de dados de 200 intérpretes, que fornecem seus números de telefone e definem os horários de disponibilidade para atender. “Essa sistemática de trabalho torna os horários muito flexíveis, atendendo às necessidades dos tradutores, que normalmente são free-lancers, e ao mesmo tempo resultando num serviço disponível 24 horas por dia”, explica Cristina Cho, uma das fundadoras da startup.

Um dos alvos da HelloUniverse são os grandes eventos que o Brasil sediará, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que deverão trazer cerca de 8 milhões de estrangeiros ao país. Já os brasileiros que viajam ao exterior são mais de 9 milhões e a projeção é que este número chegue a 11 milhões até 2015.

Brasileiros no exterior vão saber falar qualquer língua

Além de ser de fácil acesso e disponível em todas as horas do dia, o serviço da HelloUniverse se caracteriza pelo baixo custo: R$ 5,00 o minuto. O usuário pode adquirir um cartão pré-pago com código de acesso ou baixar o aplicativo, por meio do qual pode comprar minutos. Empresas também podem adquirir o sistema, que é facilmente integrado, podendo ajudar empregados estrangeiros ou clientes.

Para o brasileiro que está no exterior, o serviço está livre de pagamento de roaming internacional. “Ao levar o telefone, o viajante leva junto o intérprete”, avisa Cristina Cho, que desde 2011 vinha trabalhando na solução juntamente com outros três cofundadores da empresa, todos provenientes de famílias estrangeiras.

A versão mobile de HelloUniverse deve estar disponível muito em breve para os donos de dispositivos com Android. Você acha que o serviço vai vingar no Brasil? Não deixe de opinar em nossos comentários.

Cupons de desconto TecMundo: