5 apps que vão ajudá-lo a fazer vídeos time-lapse com o smartphone

3 min de leitura
Imagem de: 5 apps que vão ajudá-lo a fazer vídeos time-lapse com o smartphone
Imagem: AlphaCoders

Alguns de vocês devem estar se perguntando o que exatamente significa o termo time-lapse, não é mesmo? Na verdade, você já deve ter visto esse processo cinematográfico em muitos filmes, seriados e até na internet.

A técnica time-lapse permite mostrar acontecimentos "normais" de uma forma rápida e é muito utilizado em obras cinematográficas para retratar a passagem de várias horas em apenas alguns segundos.

Em filmes, por exemplo, é bem comum presenciar a técnica time-lapse em pores do sol e no trânsito caótico das grandes cidades. Se há alguns anos era preciso ter um equipamento específico para capturar imagens do tipo, hoje você só precisa ter um smartphone com Android, Windows Phone ou iOS.

Pensando em facilitar a sua vida e os seus projetos cinematográficos, nós do TecMundo preparamos algumas dicas para você saber exatamente o que precisa usar e fazer para produzir um material equivalente às produções profissionais.

Tempo de sobra e um local ideal

A técnica time-lapse não pode ser aplicada em todas as situações, afinal, você precisa capturar imagens de algo que está em constante movimento, como o deslocamento de galhos de árvore, de um carro, pessoas andando na rua ou a relaxante movimentação das ondas do mar.

Mesmo que o resultado final do seu trabalho seja curto, utilizar um aplicativo time-lapse pode exigir alguns bons minutos do seu precioso tempo. Ao tentar escolher um determinado local para coletar o seu material, tenha a certeza de que o seu smartphone poderá ficar estático naquele mesmo lugar.

Para conhecer algumas opções disponíveis para os principais sistemas móveis da atualidade, confira a nossa lista com o que há de melhor.

Lapse It

Lapse it (também disponível em uma versão Pro, que oferece mais recursos). O aplicativo utiliza uma função Full Sensor de altíssima qualidade e consegue gerir vídeos com resolução de até 1080p Full HD.

Você também pode aplicar efeitos nas imagens capturadas, inserir a trilha sonora que quiser e ainda alterar a velocidade dos frames. É possível compartilhar o conteúdo para o YouTube, Facebook, Vimeo e outras redes sociais bastante utilizadas.

Disponível para: Android e iOS

Droid Timelapse

Uma das ferramentas do gênero mais populares da Google Play Store, o Droid TimeLapse é gratuito e disponibiliza incontáveis recursos para permitir que o seu smartphone seja capaz de produzir um material de primeira linha.

O aplicativo suporta diferentes resoluções (1080p, 720p, 480p e resoluções mais baixas), um modo automático que vai ajustar tudo para você e uma opção para pré-visualizar o tamanho do time-lapse.

Disponível para: Android

iLapse

iLapse é um aplicativo exclusivo para iPhone, iPad e iPod Touch - o próprio nome da ferramenta já deixa explícita a sua relação com os gadgets da Apple. Através do app, você poderá coletar o seu material em HD, selecionar a taxa de quadros desejada e misturar vários tipos de exposições.

O iLapse ainda conta com o "Reflex Mode", um modo destinado para funcionar com lentes externas que são vendidas separadamente.

Disponível para: iOS

TimeLapse

Um dos aplicativos melhores e mais antigos aplicativos do gênero, TimeLapse recebeu um feedback extremamente positivo assim que foi lançado. A ferramenta permite gravar vídeos em HD e 4K, capturar fotos em RAW ou JPEG, um editor de frame e diversos filtros para deixar o seu material ainda mais belo.

Disponível para: iOS

TimeLapse Pro

Definitivamente um dos aplicativos de Windows Phone mais falados do gênero, TimeLapse Pro é a ferramenta ideal para quem não está muito familiarizado com ferramentas do tipo. Você pode fazer o upload do seu material para qualquer lugar, utilizar um recurso de economia de energia que vai salvá-lo na hora em que a bateria arregar e aplicar efeitos variados em seus vídeos.

Se você conhece algum outro aplicativo do mesmo gênero que vale a pena ser lembrado, não deixe de opinar nos nossos comentários.

Disponível para: Windows Phone

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.