UltimEyes: app para o iPad treina o cérebro e aprimora a sua visão

1 min de leitura
Imagem de: UltimEyes: app para o iPad treina o cérebro e aprimora a sua visão

(Fonte da imagem: Reprodução/IbTimes)

Um neurocientista da University of California Riverside (UCR) criou um aplicativo para iPad que treina o cérebro para permitir que você enxergue mais longe do que está acostumado. Para testar a efetividade do UltimEyes, Aaron Seitz e sua equipe pediram que 19 membros do time de baseball da universidade realizassem 30 sessões de 25 minutos com o software — algo que aprimorou a visão dos participantes em 31%, em média.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O foco no esporte se dá devido à importância que a visão tem para essa prática em específico, já que ela é a principal ferramenta usada para rebater a bola e calcular o ponto em que o objeto vai cair. Um dos jogadores que participou dos testes conseguiu obter uma visão 20/7.5 — o que significa que, a seis metros de distância de um objeto, ele conseguia enxergar detalhes que uma pessoa só veria quando estivesse a 2 metros de proximidade da mesma área.

Após os testes, a UCR continuou monitorando as pessoas que participaram do experimento e perceberam que elas estavam mais aptas a marcar pontos do que aquelas que não haviam utilizado o aplicativo. O software usa alguns quebra-cabeças simples que estimulam o córtex visual dos jogadores, o que faz com que sua visão seja desenvolvida.

Mantendo o cérebro em forma

Os pesquisadores da UCR acreditam que, se o funcionamento dos olhos pode ser incentivado com estímulos, o uso constante dessa técnica pode permitir que pessoas enxerguem a distâncias cada vez maiores. “Durante a última década, começamos a aprender que o condicionamento do cérebro é semelhante ao condicionamento físico. Se exercitarmos nosso cérebro de maneira adequada, quase tudo que ele é capaz de fazer pode ser aprimorado”, explica Seitz.

(Fonte da imagem: Reprodução/iTunes App Store)

Embora o UltimEyes possa ser baixado gratuitamente através da iTunes App Store, é preciso adquirir uma licença (com o custo de US4 5,99) no site oficial da universidade para fazê-lo funcionar. Todos os dados dos usuários são mantidos em um banco de dados da instituição, que os usa para realizar análises relacionadas aos aprimoramentos visuais oferecidos pelo jogo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.