App de iPhone faz uso da realidade aumentada para ajudar o motorista

1 min de leitura
Imagem de: App de iPhone faz uso da realidade aumentada para ajudar o motorista

O aplicativo para iPhone Augmented Driving, desenvolvido pela imaGinyze, faz uso da realidade aumentada para ajudar o motorista a obter informações básicas sobre as condições da rodovia e, dessa forma, dirigir com mais segurança até seu destino.

Com o aparelho pendurado adequadamente no para-brisa do carro, o aplicativo identifica em qual faixa da estrada você se encontra, marca suas linhas divisórias – para que você não saia dela por distração – e preenche o interior com a cor azul. Uma vez detectada a faixa, o Augmented Driving procura por veículos à sua frente, todavia, há um alcance máximo de detecção.

Quando você se aproximar de um veículo por trás, uma mensagem piscará na tela do iPhone e uma voz falará “Vehicle Ahead” (Veículo à frente). Existem três tipos de colorações para os carros identificados: verde (longe), amarelo (perto) e vermelho (muito perto). Elas mudam conforme a proximidade com o carro da frente muda.

Detectado

Divulgação/imaGinyze

A tela do Augmented Driving mostra também uma cor roxa no caso de você mudar de faixa. Nela, também são exibidas outras informações, mas o que mais interessa mesmo são as indicadas por cores. Para a detecção funcionar adequadamente, recomenda-se posicionar o aparelho entre 1 e 1,5 metros do chão e virado na horizontal.

O Augmented Driving está, atualmente, disponível na AppStore por três dólares, mas não é o único aplicativo capaz de realizar esse tipo de detecção. De fato, no artigo “Car tech: instrumentação direto no seu para-brisa” você encontra detalhes sobre o quão avançado está esse tipo de tecnologia e, inclusive, como faz para conseguir realizar essas detecções por meio do próprio para-brisa do carro, sem precisar do iPhone.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.