(Fonte da imagem: Reprodução/Colab)

A NewCities Foundation anunciou na última quarta-feira (5) que o ganhador do concurso AppMyCity! tem origens no Brasil. A premiação, que avalia os melhores aplicativos do mundo voltados a aprimorar ambientes urbanos, escolheu o Colab como o ganhador de um prêmio de US$ 5 mil, que deve ajudar no desenvolvimento de melhorias para o aplicativo.

O software venceu em uma votação popular o BuzzJourney, criado em Israel, e o Public Stuff, criado por estadunidenses. Desenvolvido em Recife, o software para Android e iOS tem o objetivo de estabelecer uma ligação mais próxima entre cidadãos e membros do governo, atuando de forma semelhante a uma rede social.

Através do sistema (que também pode ser acessado através de navegadores), é possível registrar problemas que assolam as cidades onde cada um dos participantes mora. A partir disso, é possível propor soluções e projetos com o objetivo de melhorar a vida dos habitantes locais — o app também oferece a opção de avaliar serviços, como escolas e hospitais públicos.

Participação ativa de órgãos governamentais

Também é possível publicar fotos e usar opções de geolocalização para que outros usuários possam ver a posição exata das situações relatadas. Todos os dados são enviados para as prefeituras responsáveis por cada localização, que contam com uma plataforma de gerenciamento própria dentro do Colab.

Até o momento, aproximadamente 10 mil pessoas já participam do serviço, que está sendo expandido para trabalhar com um número maior de cidades. Segundo Gustavo Maia, um dos criadores do app, o número de municípios que procuram formas de participar do sistema está crescendo de forma constante.

Cupons de desconto TecMundo: