Neste exato momento, cerca de 50 motoristas estão dirigindo pelas ruas de San Jose, na Califórnia, testando um aplicativo bastante simples, mas que pode impactar radicalmente o modo que você dirige em um ambiente urbano. Estamos falando do EnLighten, um software desenvolvido pela norte-americana Connected Signals que utiliza conceitos de machine learning e análises preditivas para te avisar quando o próximo farol estará aberto.

Funciona da seguinte maneira: o status atual de todos os semáforos de determinada região é enviada em tempo real para o Centro de Gerenciamento de Trânsito local. Essa informação é enviada para a Connected Signals, que aplica um pouquinho de lógica e retorna os dados para seus usuários em tempo real. O aplicativo oferecido ao motorista detecta sua localização e exibe o estado atual do próximo semáforo, te avisando de antemão se você deve diminuir a velocidade ou se manter no limite de velocidade da via para conseguir ultrapassá-lo.

Além de oferecer a solução em um programa disponível para Android e iOS, a Connected Signals também está firmando uma parceria com a BMW para embutir sua tecnologia nos próximos carros da marca (e, posteriormente, em modelos lançados a partir de 2011). Infelizmente, no momento, o EnLighten não funciona no Brasil, estando limitado a funcionar em algumas cidades dos Estados Unidos.

Cupons de desconto TecMundo: