Um estadunidense conseguiu arrancar sorrisos de orelha a orelha dos apaixonados não só pela Maçã, mas por comerciais que fogem à publicidade tradicional: ele postou as 485 propagandas produzidas pela Apple em um único canal, o Every Apple TC Ads (que já conta com quase 16 mil visualizações e tem mais de 2 mil pessoas inscritas).

A ideia, de acordo com Alex Brooks, dono do canal que hospeda todos os comerciais, é fazer com que a coleção de propagandas perdure na história. “Eu posso ver esse material sobrevivendo no YouTube por muito tempo”, escreveu o twitteiro nessa terça-feira (27) em sua conta.

Quem faz

As propagandas são resultado de uma velha parceria entre a Apple e as agências Chiat Day e TBWA\Media Arts Lab (ambas responsáveis por grandes campanhas, como a “Think Different”). É sempre possível notar ao menos duas características comuns nos anúncios da Apple: “por que você deve ter um produto desses” e “quem usa os aparelhos da Maçã”.

Essas intenções de publicidade ficam bastante claras nas propagandas da empresa do saudoso Steve Jobs. Por exemplo: nos comerciais do iPod, dança e músicas constantes; nos do iPad, a apresentação de aplicativos sendo operados por mãos delicadas. Slogans como “existem dois tipos de pessoas: aquelas que usam um computador e aquelas que usam um Apple” também são marcas dessas empreitadas.

Assista!

Quer conferir os quase 500 comerciais da Apple? Clique aqui ou assista a alguns deles a seguir:

Até onde se sabe, este é o primeiro comercial para TV da Apple.

Uma introdução ao iPhone, em 2007.

Vídeo de introdução ao iPod, lançado em 2005.