menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Processo pode prejudicar a venda de iPhones no México

Apple tentou derrotar empresa de call center mexicana, mas acabou levando a pior.

schedule05/11/2012, às 10:03

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Apesar de a Apple processar alguém por quebra de patentes (geralmente a Samsung) ter virado algo comum, todos os processos movidos pela empresa fazem certo sentido. Certa ou errada, a companhia se vê no direito de lutar pelos seus direitos, e não tem nada de errado com isso. Agora, uma notícia vinda do México pode apresentar uma pedra no caminho da empresa no país latino.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Em 2003, uma empresa de Call Center e telecomunicações chamada iFone foi registrada no México. Em 2007, a Apple anunciou o iPhone. A empresa de Cupertino conseguiu registrar o nome em algumas instâncias no país, mas faltava uma: a que a iFone tinha registrado.

Então, a Apple entrou com um pedido em 2009 para ficar com a marca, o que obrigaria que a iFone tivesse que mudar de nome para continuar operando. A empresa se recusou e uma troca de processos se iniciou.

Agora, uma corte mexicana deu o seu veredito e a iFone foi a vencedora, prejudicando a venda do iPhone no México. Isso não acaba com a distribuição do smartphone no país, mas não é a situação ideal imaginada pela Apple, que deve entrar com um apelo junto ao sistema legal mexicano em breve.

Enquanto isso, a iFone moveu uma ação buscando ressarcimento da Apple pelos processos abertos contra ela.

O que você acha de tudo isso? A Apple está certa ao tentar registrar o nome parecido do seu smartphone para se proteger ou a empresa de Cupertino foi um pouco longe demais com o processo?