Existem muitos projetos na internet que utilizam chips NFC ou smartphones para desbloquear portas, fechaduras e até carros. A ideia é funcional e moderna, garantindo uma alternativa para os esquecidinhos que largam as chaves em qualquer lugar. Com a vinda do Apple Watch, era de se esperar que, em algum momento, alguém adaptaria este conceito.

O pessoal do Make, um canal do YouTube, criou um tutorial de como transformar o seu acessório de pulso em uma chave remota para portas. Se você acha a funcionalidade bacana, gosta de trabalhar em projetos pessoais e conhece um pouco de eletrônica e programação, pode conferir no vídeo abaixo o passo a passo:

A estrutura utiliza uma placa Arduino e alguns componentes elétricos, que se comunicam via radiofrequência de 128 bits com um aplicativo para desbloquear o mecanismo. Se o código transmitido pelo Apple Watch for compatível com a chave de segurança, o componente eletrônico libera a energia pelo circuito e abre a fechadura.

Mas não se preocupe: se a energia acabar, há um modo manual para abrir a porta por dentro. Caso você tenha se interessado, pode seguir o tutorial e acessar o código do projeto aqui. De acordo com o canal, os componentes não custam mais que US$ 100 (R$ 320).

Cupons de desconto TecMundo: