O que é necessário para um app alcançar o top 1 na App Store?

1 min de leitura
Imagem de: O que é necessário para um app alcançar o top 1 na App Store?

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

A App Store recebe uma enxurrada de novos softwares diariamente. Alguns são verdadeiras bombas, mas há muita coisa boa que chega e em poucos dias já está no topo dos downloads.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por conta da grande variedade e quantidade de bons apps, a lista de mais baixados é alterada quase diariamente, mas o que será que é preciso para um app ficar entre os mais baixados? Quantos downloads são necessários para que ele fique na primeira posição?

O diretor de marketing da companhia Readdle, Denys Zhadanov, resolveu divulgar dados que esclarecem um pouco essas questões. De acordo com o funcionário da empresa responsável pelo app Printer Pro for iPhone, a grande sacada é fazer um app pago (que tenha alguma proposta inovadora) e em seguida colocá-lo como gratuito.

No caso do Printer Pro for iPhone, isso fez com que o programa voasse em vários países para a primeira posição em apenas 48 horas. Conforme as informações que Denys Zhadanov divulgou em seu blog, foi preciso 88.310 downloads para que o app ficasse em primeiro lugar na App Store da Alemanha. Aqui, no Brasil, o app foi baixado 67.600 vezes e alcançou o top 1.

Na Rússia, o programa foi baixado 74 mil vezes para chegar ao topo. Já na Dinamarca esse número cai consideravelmente para 18.300 downloads. O app da Readdle não teve o mesmo sucesso nos Estados Unidos. Ele foi baixado mais de 50 mil vezes, mas só alcançou a posição 45. Para ficar em 27º lugar no Japão, o software foi transferido mais de 25 mil vezes.

(Fonte da imagem: Reprodução/Denys Zhadanov)

É importante notar que isso varia de acordo com o número de usuários (cada país tem uma quantidade de pessoas que usam o iOS) e conforme o dia (pode haver apps menos interessantes concorrendo no topo da lista).

O gerente de marketing da empresa não comentou quantos downloads tinha o segundo e terceiro lugar, o que inviabiliza ter uma ideia geral do todo. De qualquer forma, se você é um desenvolvedor e quer que seu app fique no 1º lugar, já sabe que será preciso que alguns milhares de usuários baixem seu software.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.