Malware à vista! Cuidado com apps falsos de lojas virtuais na App Store

1 min de leitura
Imagem de: Malware à vista! Cuidado com apps falsos de lojas virtuais na App Store

O fim de ano está chegando e isso significa que estamos perto de conhecer as ofertas da Black Friday e também as várias promoções de fim de ano que são criadas para agitar as compras de Natal. Com isso, também aumentam a procura por aplicativos de lojas virtuais e por outros especializados em cupons de descontos.

Infelizmente, isso também faz crescer o olho dos espertinhos de plantão. Por causa disso, é preciso tomar muito cuidado com os aplicativos que são instalados em seus dispositivos. Pois até mesmo os donos de iPhones e iPads estão ameaçados — esqueça o mito de que a Apple consegue barrar 100% das ameaças em sua plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com uma matéria publicada no The New York Times, centenas de aplicativos falsos estão sendo colocados na App Store da Apple — incluindo softwares simulando Dollar Tree, Foot Locker, Zappos e Christian Dior, alguns grandes nomes do comércio dos Estados Unidos.

O golpe

Depois de instalados, estes apps falsos pedem que os consumidores façam a inserção de dados de cartões de crédito e é aí que acontece o golpe. Em vez de vender produtos, os aplicativos apenas roubam os dados dos usuários e os armazenam para realizar golpes.

Grande parte destes apps ilegais estão sendo produzidos e publicados diretamente da China, se aproveitando principalmente da imagem de empresas que não possuem aplicativos oficiais — pois isso aumenta as chances de os consumidores não baixarem o software legal e seguro.

A Apple afirma que está trabalhando para neutralizar todas as ameaças e também para descobrir como esses aplicativos passaram por seus filtros de segurança. A empresa diz ainda que já removeu todos os apps ofensivos que encontrou com ações maliciosas e que vai permanecer vigilante para evitar mais problemas.

.......

Mesmo com as ações da Apple, vale o aviso: fique atento aos apps de compras e descontos baixados neste final de ano — principalmente aqueles que pedem dados de cartão de crédito antes mesmo de uma compra.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.