O fim de ano está chegando e isso significa que estamos perto de conhecer as ofertas da Black Friday e também as várias promoções de fim de ano que são criadas para agitar as compras de Natal. Com isso, também aumentam a procura por aplicativos de lojas virtuais e por outros especializados em cupons de descontos.

Infelizmente, isso também faz crescer o olho dos espertinhos de plantão. Por causa disso, é preciso tomar muito cuidado com os aplicativos que são instalados em seus dispositivos. Pois até mesmo os donos de iPhones e iPads estão ameaçados — esqueça o mito de que a Apple consegue barrar 100% das ameaças em sua plataforma.

De acordo com uma matéria publicada no The New York Times, centenas de aplicativos falsos estão sendo colocados na App Store da Apple — incluindo softwares simulando Dollar Tree, Foot Locker, Zappos e Christian Dior, alguns grandes nomes do comércio dos Estados Unidos.

O golpe

Depois de instalados, estes apps falsos pedem que os consumidores façam a inserção de dados de cartões de crédito e é aí que acontece o golpe. Em vez de vender produtos, os aplicativos apenas roubam os dados dos usuários e os armazenam para realizar golpes.

Grande parte destes apps ilegais estão sendo produzidos e publicados diretamente da China, se aproveitando principalmente da imagem de empresas que não possuem aplicativos oficiais — pois isso aumenta as chances de os consumidores não baixarem o software legal e seguro.

A Apple afirma que está trabalhando para neutralizar todas as ameaças e também para descobrir como esses aplicativos passaram por seus filtros de segurança. A empresa diz ainda que já removeu todos os apps ofensivos que encontrou com ações maliciosas e que vai permanecer vigilante para evitar mais problemas.

.......

Mesmo com as ações da Apple, vale o aviso: fique atento aos apps de compras e descontos baixados neste final de ano — principalmente aqueles que pedem dados de cartão de crédito antes mesmo de uma compra.

Cupons de desconto TecMundo: