(Fonte da imagem: Divulgação/Av Comparatives)

A AV Comparatives, um dos institutos mais renomados para avaliação de aplicativos antivírus, realiza periodicamente teste comparativos entre softwares do gênero. No penúltimo deles, realizado no mês passado, a empresa apontou quais são os melhores antivírus da atualidade no mercado.

Neste mês, a empresa fez uma avaliação diferente, que teve como objetivo mensurar o quanto o funcionamento dos aplicativos influencia o desempenho do sistema operacional. Para chegar ao resultado final, diversos testes foram realizados, como cópia de arquivos, instalação e desinstalação de programas, codificação e decodificação, inicialização de softwares e download de conteúdo.

Os aplicativos escolhidos para o teste foram os seguintes:

Resultado final

(Fonte da imagem: Divulgação/Av Comparatives)

A classificação proposta pelo AV Comparatives premia aqueles programas que perderam menos pontos ao longo dos testes. Dessa forma, quanto menor o número de pontos acumulados, melhor o desempenho do aplicativo. O gráfico acima mostra a linha de desempenho de cada um deles.

Empatados na liderança, os grandes vencedores do teste foram os aplicativos F-Secure, Kaspersky e Sophos, com apenas 0,4 pontos. Um pouco atrás, mas ainda com três estrelas na classificação final ficaram ESET, Avast, Symantec e Bitdefender.

O segundo grupo, composto por aplicativos que receberam duas estrelas na classificação, ficou com os seguintes programas: Avira, Panda, AVG, Emsisoft, Trend Micro, BullGuard e Vipre. Já o terceiro grupo, que recebeu apenas uma estrela de três possíveis, ficou com os aplicativos G DATA, Fortinet, McAfee, Qihoo e eScan. O software Kingsoft foi o único que ficou abaixo das expectativas nesse quesito.

Cupons de desconto TecMundo: