Man-At-Arms cria versão real da katana de Kennosuke, de Kuromukuro [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Man-At-Arms cria versão real da katana de Kennosuke, de Kuromukuro [vídeo]

Seja você um fã ou não de Kuromukuro, uma coisa é inegável sobre esse anime: poucas katanas do mundo otaku são tão estilosas quanto aquela empunhada por Kennosuke. Logo, muitos vão ficar felizes em saber que o canal Man-At-Arms recebeu o desafio de criar uma versão real dessa arma – o que resultou em uma das mais belas criações já feitas por eles, diga-se de passagem.

O projeto, feito a pedido da própria P.A. Works (o estúdio de animação por trás de Kuromukuro), já chama a atenção por ter materiais em um nível de qualidade altíssimo. Isso porque, para garantir a melhor espada possível, a empresa enviou ao canal tamahaganes (o aço japonês usado na fabricação de katanas) diretamente do Japão, contendo um material de altíssima qualidade fabricado em apenas dois locais do país.

Embora ofereça um material de melhor qualidade, o cuidado necessário para a fabricação do metal é ainda maior: todo o processo envolve longas etapas que exigem muita paciência para retirar as poucas impurezas presentes no tamahagane. Passado isso, ainda é necessário quebrar as placas de metal restantes, montá-las na forma de um bloco, fundí-las, dobrá-las várias vezes e só então dar a elas a forma de uma lâmina.

Isso tudo, vale notar, é apenas uma pequena parte do trabalho envolvido na preparação das espadas. Uma vez que essa lâmina é de uma espada japonesa tradicional, eles ainda precisam dobrar o metal ao redor do aço usado no núcleo (o assim chamado shingane), formando assim a estrutura de múltiplas camadas que torna essas armas tão resistentes.

Depois disso ainda é necessário dar forma à lâmina em si, é claro, além de criar o espaço extra para a guarda que dá a essa katana sua aparência bastante única. O processo todo envolve prensas, marteladas, lixamentos, aplicação de argila para dar diferentes níveis de resistência à partes importantes da lâmina.

Como se tudo isso não fosse impressionante o suficiente, o vídeo também apresenta um dos momentos mais incríveis já mostrados no canal, em que a lâmina é temperada ao ser resfriada em óleo. Embora isso seja feito em todas as criações do projeto, é a primeira vez que o processo é demonstrado em um tanque transparente – e em câmera lenta.

Pense que o metal retorce assim em apenas uma fração de segundo

Assim, temos a chance de ver algo que a maioria nem imaginava que acontece: em apenas um instante, o metal se retorce drasticamente, antes de voltar à forma original. Esse ainda não é o final do processo, aliás, pois ainda é necessário polir toda a lâmina, criar a guarda e o cabo da empunhadura.

Sim, é um processo trabalhoso, mas resultado, como já falamos lá no início, é realmente impressionante (embora sem a parte da lâmina laser presente no anime, é claro). Não só a arma fica idêntica à usada no anime, como também apresenta um visual único e se sai incrivelmente bem no famoso teste de corte, ao final do vídeo.

Se você gostou do resultado e não sabe nada sobre esse anime, mas acabou querendo conhecer a série, é só acessar seu Netflix: Kuromukuro já está disponível no famoso serviço de streaming mundialmente desde 3 de julho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.