Então você costuma abrir vários aplicativos de uma só vez e ficar navegando entre eles. Com o tempo, nota que o desempenho está com alguns engasgos e resolve fechar os apps pelo "menu de acesso rápido" — ao pressionar o botão Home ou tocando em um botão dedicado.

Contudo, mesmo assim, a performance do aparelho não está tão boa. Saiba que a culpa disso provavelmente é dos mesmos apps que você achou ter fechado. Ou, ainda, muitos softwares rodam em segundo plano mesmo sem você ter feito nada. O resultado é uma bateria escorrendo rapidamente ao longo dia e a memória RAM sempre trabalhando.

Acompanhe os passos abaixo e saiba como realmente interromper a atividade de aplicativos em segundo plano no Android.

Primeiro passo

Vá nas configurações do seu smartphone. Os caminhos costumam ser levemente diferentes dependendo da fabricante (no caso, os prints são de um Android Lollipop 5.0 no LG G3). Procure em "Bateria", no tópico "Geral".

Segundo passo

Em "Bateria", procure por "Uso da bateria" para entender como a energia e a RAM do seu aparelho está sendo drenada.

Terceiro passo

Em "Uso da bateria", desça a tela para "Detalhes de utilização da bateria". Você vai encontrar todos os apps que estão rodando neste momento no seu Android. Toque em "Parar" ao lado daqueles que você não deseja que rodem em segundo plano.

Outra maneira

Nas "Configurações", em "Geral", você também encontra o tópico "Aplicativos". Entre neles e note que todos os seus apps vão ser apresentados em uma lista.

Role a tela para a esquerda até chegar ao tópico "Rodando" ou "Em execução".

Toque no aplicativo que você deseja encerrar. Uma nova área vai ser aberta — e, por ali, basta tocar em "Parar".

Você costuma gerenciar a RAM do seu Android? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: