Android: como impedir a conexão de apps à internet via WiFi e dados móveis

1 min de leitura
Imagem de: Android: como impedir a conexão de apps à internet via WiFi e dados móveis
Avatar do autor

O monitoramento e controle do tráfego de dados via internet é uma das formas mais eficazes de se evitar malwares e ataques hacker. Mas são poucas as ferramentas que possibilitam ao usuário do Android o gerenciamento das ações de aplicativos em ambiente online – no Windows, por exemplo, o recurso de firewall nativo garante ao internauta certa proteção contra agentes maliciosos.

Encerrar o acesso à grande rede por parte do celular é possível, é verdade; determinar quais apps devem ou não estabelecer conexão, contudo, exige comandos por vezes trabalhosos. Neste tutorial, você vai aprender a gerenciar as ações de todos os apps instalados em seu telefone a partir de apenas alguns toques. Baixe um serviço gratuito, conceda permissões para configuração de uma conexão VPN e não apenas proteja-se contra ameaças, mas também poupe banda e bateria em seu aparelho.

Baixe o aplicativo

O download de NetGuard pode ser feito gratuitamente através desta página (via Google Play). Atenção: para funcionar, o aplicativo requer Android 5.0 ou superior.

É preciso, ainda, permitir o estabelecimento de uma Rede Particular Virtual (VPN); aguarde pela finalização do processo de instalação do serviço e então aperte “OK” nas telas seguintes. Feito isso, o gerenciamento dos seus apps já poderá ser feito.

Gerencie a conexão dos apps

A interface de NetGuard é bastante objetiva. Mas, antes que você possa gerenciar suas conexões, o novo serviço tem de ser habilitado: já com sua VPN estabelecida, clique sobre a chave “ligar”. Agora, basta controlar o tráfego de sua internet.

Opções de exibição podem ser também consultadas junto do cabeçalho do app.

Para interromper o uso de dados móveis, toque sobre o ícone que representa uma torre de sinal. Para bloquear o acesso à internet através de redes abertas ou privadas, clique sobre a figura de conexão WiFi.

Determine suas preferências de configuração

São várias as opções de controle admitidas por NetGuard. Em “Configurações”, por exemplo, o fluxo de dados móveis e WiFi pode ser interrompido para todos os aplicativos de uma vez. É possível também permitir conexão à internet apenas quando a tela está ligada ou até mesmo aplicar suas preferências a redes domésticas específicas.

 Suas preferências podem ser gerenciadas em "Configurações".

...

Qual antivírus você usa em seu celular? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Android: como impedir a conexão de apps à internet via WiFi e dados móveis