Versão KitKat ainda domina o ecossistema Android

1 min de leitura
Imagem de: Versão KitKat ainda domina o ecossistema Android

Ao mesmo tempo em que é o mais novo “sabor” do Android, a versão Marshmallow do sistema operacional é a mais difícil de ser encontrada em um aparelho. Segundo informações divulgadas esta semana, somente 0,7% dos produtos eletrônicos compatíveis estão usando esse lançamento — cuja presença cresceu 0,2% no último mês.

Com 36,1% de participação, a versão KitKat ainda reina suprema apesar de ter sofrido uma redução de 0,5% em comparação com os números registrados em dezembro de 2015. Essa versão é seguida de perto pelo Android Lollipop, que está presente em 16,3 % (5.0) e 13,2% (5.1) dos produtos compatíveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As versões mais antigas da plataforma, como a Jelly Bean, Ice Cream Sandwich e Gingerbread continuam em declínio, embora a Froyo pareça imune a essa tendência. Mesmo sendo considerado jurássico pelos padrões atuais, o software se mantém instalado em 0,2% dos produtos baseados no Android — fatia que não parece tão pequena quando consideramos que estamos falando de uma base instalada constituída por bilhões de gadgets.

É difícil não se ver tentado a estabelecer comparações com o iOS nesse cenário, visto que o sistema da Apple tem um sistema de distribuições de atualizações muito mais eficiente. Independente das demais consequências que isso traz, a maneira centralizada como a Companhia da Maçã opera resulta no fato de que o iOS 9 já está presente em 71% dos produtos compatíveis, o que facilita a implementação de novos recursos e soluções de segurança que atingem um grande número de consumidores.

Qual versão do Android você tem instalada em seu smartphone? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.