Na China, há mais de 200 lojas de aplicativos e nenhuma vem da Google Play

1 min de leitura
Imagem de: Na China, há mais de 200 lojas de aplicativos e nenhuma vem da Google Play

O mercado chinês é uma verdadeiro Oasis para quem quer vender. Com uma massa gigantesca de consumidores ávidos para gastar, é difícil imaginar um negócio que não vá ter rentabilidade no país asiático caso seja bem implementado. Isso, é claro, se o serviço em questão não estiver enfrentando problemas com as autoridades locais.

Essa é a situação da Google na China, que está tendo dificuldades para fazer com que sua loja de aplicativos – a tão conhecida Google Play – estabeleça-se como a opção predominante naquele país. Por lá, estima-se que haja pelo menos 200 lojas de apps do Android, e nenhuma delas utiliza downloads que venham dos servidores da Gigante das Buscas. Esse é um problema grave para a empresa e que não parece ter uma solução tão fácil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Google Play na China? Ainda não do jeito que a Google queria.

Na China, três principais lojas se destacam entre as demais: a 360 Mobile Assistant, o Myapp e o Baidu Mobile Assistant. Juntas, essas opções detém mais de meio milhão de usuários, o que é um verdadeiro mar de consumidores. Por lá, a presença forte do Android contribui para o crescimento dessas lojas, que ocupam praticamente todo o espaço que a Google Play consome por aqui.

E o iOS?

No caso da App Store, loja oficial de aplicativos da Apple, as coisas tendem a ser bem mais favoráveis. Com o seu esquema mais "conservador e controlador", a Gigante de Cupertino consegue dominar com qualidade o mercado asiático de aplicativos com a sua loja online. De acordo com alguns relatórios recentes, 65% dos downloads de apps do iOS vêm diretamente da App Store.

Distribuição das lojas de aplicativos da China em 2013.

Uma oportunidade para a Google virar o jogo na China? Praticamente não há, especialmente porque o governo chinês quer impedir ao máximo a disseminação das ideologias da Gigante das Buscas pelo país. Se há dois anos o Android já havia fugido do controle, agora praticamente não há como deter o seu avanço e a disseminação de lojas alternativas. Google Play por lá? Quem sabe na próxima década.

Apesar do domínio do Android, Google Play não tem vez lá na China. Comente no Fórum do TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.