Você sabia que 40% de todas as tentativas de fraudes no país são realizadas por telefone? Pelo menos é isso que indica uma pesquisa realizada pela Whitepages, empresa especializada em segurança de ligações. Dessa forma, atender o telefone pode ser tornar uma tarefa mais complicada do que parece.

Por isso, é importante tomar certos cuidados com golpes, tentativas de extorsão e claro, telemarketing abusivo. Dessa forma, nós preparamos uma lista com dicas sobre como agir durante chamadas telefônicas suspeitas. Confira:

1. Desligue imediatamente caso receba uma ligação de um desconhecido dizendo ser de uma empresa ou órgão governamental solicitando dinheiro, número de documentos, dados de conta bancária ou cartão de crédito.

2. Não atender ligações a cobrar, caso não estiver esperando.

3. Não ligue de volta para um número suspeito, pois se for alguma fraude, você poderá mostrar que é vulnerável a golpes ao retornar à ligação.

4. Caso receba uma chamada de telemarketing em um horário inadequado, verifique com o PROCON de seu Estado se é possível denunciar. Boa parte dos Estados brasileiros já possuem regulamentação contra isso.

5. Se alguém ligar dizendo que um parente ou amigo está em perigo, dando detalhes da pessoa, o ideal é manter a calma e, antes de qualquer atitude, telefonar para a pessoa que te disseram que está em risco para saber se é verídico. Se parecer real, acione polícia antes de tomar qualquer outra atitude.

6. Caso receba ameaças constantes no telefone fixo, com detalhes de sua vida pessoal, o ideal é fazer um boletim de ocorrência e solicitar a mudança do número da linha junto à operadora telefônica.

7. Existem aplicativos gratuitos para bloquear chamadas suspeitas, como o Truecaller, Bloqueador de chamada, Whoscall e o Whitepages , app gratuito que identifica possíveis ligações inconvenientes ou de extorsão. Com um app, é possível bloquear as ligações e denunciar o número para que outras pessoas também não sejam incomodadas. 

Cupons de desconto TecMundo: