Review: por enquanto, menor é melhor para aplicativos Android

2 min de leitura
Imagem de: Review: por enquanto, menor é melhor para aplicativos Android

Android já começa a fazer sucesso no Brasil.

Fonte da imagem: Divulgação

Reuters - Os jogos para Android estão subindo de nível, com produtoras pequenas como a Glu Mobile e a Zoo Entertainment ameaçando desbancar gigantes como a Electronic Arts (EA).

"As empresas maiores ainda não sentiram a necessidade de adotar o Android; a receita ainda não justifica o investimento no mercado Android", disse o analista Jack Kent, do grupo de pesquisa IHS Screen Digest.

"Os aplicativos de melhor desempenho no mercado Android vêm de empresas muito pequenas, às vezes operações pessoais de criadores de software, e não das grandes companhias", diz Kent.

O Android, criado pelo Google, é um sistema operacional para aparelhos móveis, gratuito e de fonte aberta, o que permite que programadores o modifiquem facilmente e criem programas para ele.

Os jogos da Zoo incluem Hello Kitty e Chicken Blaster, enquanto as ofertas da Glu envolvem Gun Bros e Toyshop Adventures.

Ao contrário do que acontece com os consoles de videogame, as barreiras ao ingresso no setor de jogos para aparelhos móveis são baixas, e os programadores podem ser mais inovadores porque o custo inicial de um projeto pode ser de apenas algumas centenas de dólares, disse Lewis Ward, analista do grupo de pesquisa IDC.

A IDC prevê que a receita total dos jogos para celulares crescerá em 8,1 por cento este ano, em termos mundiais, o que significaria um mercado com movimento de 4,8 bilhões de dólares.

No entanto, desenvolver jogos para a Apple é considerado mais lucrativo por conta da loja iTunes, que vende toda espécie de aplicativo.

A abordagem aberta do Android significa que haverá múltiplas lojas de aplicativos nas quais os usuários podem comprar aplicativos e jogos, o que se provou confuso para alguns clientes, de acordo com o consultor setorial Justin Smith, da Inside Networks.

O mercado online para aplicativos Android lançado alguns dias atrás pelo Google tem por objetivo melhorar a experiência dos usuários.

"Como todos os demais produtores de software, geramos muito mais receita com a Apple, em 2010", disse Niccolo de Masi, presidente-executivo da Glu Mobile. "Isso acontece principalmente porque a cobrança e a interface da loja são uma experiência melhor e mais eficiente do que no caso do Android", acrescentou ele, ressalvando que o Android está melhorando.

"O que estamos vendo para 2011 é um alinhamento nas estrelas do Android", disse Jason Loia, vice-presidente de operações da Digital Chocolate.

"Está mais rápido agora baixar os aplicativos e agora houve a solução de todos os problemas com cobrança... Acreditamos que o mercado está caminhando para crescer muito."

A IHS estima que jogos sejam responsáveis por metade ou mais de metade de todos os downloads realizados pela plataforma da Apple, enquanto para o Android a representação é de entre um terço e cinquenta por cento.

A empresa de pesquisa calcula em 2 bilhões o volume de downloads de jogos para Android este ano e em mais de 4 bilhões para a Apple.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.