Como limpar dados de cache e acelerar aparelhos com Android [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Como limpar dados de cache e acelerar aparelhos com Android [vídeo]

Não importa o quanto o seu Android seja poderoso em hardware: em algum momento da vida útil do dispositivo, ele começa a ficar meio lento, demora frações de segundos a mais para carregar aplicativos ou processos e começa a avisar que há pouco espaço na memória.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma das soluções (não a única!) para esse problema pode ser apagar os dados de cache, que são documentos, relatórios e outros arquivos que ficam na memória permanente do dispositivo e criam uma espécie de atalho para que você abra aplicativos mais rapidamente com o tempo. O problema é que eles também acumulam e se embaralham quando em alta quantidade, obrigando você a limpá-los com o tempo.

Para fazer isso no tablet ou smartphone Android, vamos usar o CCleaner, um dos mais famosos e respeitados da área.

O app gratuito pode ser baixado de graça por este link ou no próprio dispositivo pelo aplicativo do Baixaki para Android.

Passando a vassoura

Na tela principal, vá em “Analisar” e verifique o que pode ser removido. Quando a lista de arquivos aparecer, marque a opção “Cache” para que eles sejam enviados para a lata de lixo virtual. Dependendo de quantos apps você usa e do tempo que passa neles, a economia pode ser bastante considerável.

Aproveite o uso para apagar caches do próprio aparelho, como os logs de chamadas telefônicas, e o cache de miniaturas, que são as thumbnails, geradas para apps de galeria e navegação. O CCleaner também permite deletar o histórico de navegadores, arquivos APK que não servem pra mais nada e pastas vazias. Só tenha cuidado para não apagar arquivos importantes para o seu cotidiano ou para o sistema operacional.

Com tudo feito, clique em “Limpar” e aguarde o procedimento, que dura pouco tempo, mas pode demorar um pouco mais se forem muitos os arquivos a serem removidos. Se você quiser, ainda pode agendar notificações e criar uma rotina de limpeza diária ou semanal. Pronto! O cache foi apagado e o seu celular Android provavelmente ficou um pouco ou muito mais turbinado na hora de abrir aplicativos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.