Há centenas de aplicativos de análise de hardware, mas muitos deles mostram tabelas cheias de dados complicados e gráficos confusos. Na contramão dessa tendência, o App CPU Spy Reloaded renderiza imagens claras que permitem avaliar o histórico do clock do processador.

O app também presenta uma listagem com informações gerais sobre o dispositivo. É possível conferir detalhes do chip, do aparelho como um todo e até mesmo da GPU, o que pode resultar interessante para as pessoas mais curiosas que gostam de pesquisar sobre hardware.

Embora o aplicativo tenha como foco mostrar apenas o histórico do clock do processador, essa informação é suficiente para ajudar você a detectar problemas em seu dispositivo.

Em um gadget “saudável”, a categoria “deep sleep” (ou o clock mais baixo disponível) deve ter uma fatia razoável no gráfico. Além disso, as diferentes latências deveriam ter percentuais relativamente similares, já que isso demonstra que a CPU está constantemente se reajustando à demanda do sistema para oferecer sempre o melhor custo-benefício em termos de aquecimento e demanda de energia.

Por outro lado, um “deep sleep” baixo de uma frequência alta sendo utilizada constantemente são ótimos indicativos de que algo não anda bem. O mais provável nesse caso é que algum aplicativo que roda em segundo plano de forma indevida não deixa o processador descansar, resultando em alto consumo de energia e aquecimento além do normal.

Infelizmente, App CPU Spy Reloaded não faz uma listagem dos apps que exigem mais ciclos do processador, o que significa que você não vai conseguir identificar diretamente qual programa ou serviço está causando problemas.

Cupons de desconto TecMundo: