iPhones e Androids podem virar escutas telefônicas

1 min de leitura
Imagem de: iPhones e Androids podem virar escutas telefônicas

Suas chamadas em perigo!

Fonte da imagem: divulgação/Apple

Os smartphones da Apple e aparelhos de outras fabricantes que utilizem o Android possuem uma séria brecha de segurança. Trata-se de uma falha no firmware (software com instruções essenciais) dos processadores baseband GSM da Infineon e da Qualcomm.

A informação vem do pesquisador Ralf-Philip Weinmann, da Universidade de Luxemburgo. A descoberta revela que esta falha permite a pessoas mal-intencionadas utilizarem os aparelhos como escutas telefônicas.

Segundo o pesquisador, esta brecha aproveita a função “resposta automática”, presente na maior parte dos aparelhos. No entanto, o problema não tem relação com os sistemas operacionais, sendo necessária uma atualização nos firmwares dos processadores.

Vale ressaltar que o método é recente e de difícil execução. No entanto, Weinmann alerta a todos que uma pessoa mal-intencionada pode montar uma antena falsa e conectar diversos smartphones para utilizar esta brecha. Ainda não há uma solução para a falha e nenhuma empresa se pronunciou a respeito do ocorrido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.