Agora você pode pesquisar no Google para saber onde está o seu Android

1 min de leitura
Imagem de: Agora você pode pesquisar no Google para saber onde está o seu Android

Você é uma daquelas pessoas que perdem o telefone Android por aí com facilidade? Não em caso de roubos, mas deixar o aparelho na casa de outra pessoa, não perceber que ele foi para debaixo do banco do carro ou até esquecer em cima da mesa de bar?

Pensando nesse povo esquecido, a Google lançou um recurso interessante que acaba com o seu desespero. Além do Android Device Manager, que é capaz de bloquear o dispositivo até que você o recupere, a empresa liberou um recurso curioso de busca que é mais rápido e prático, evitando que você tenha que revirar a casa atrás do aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além de ter a última versão do app Google instalado no gadget, o único requisito é estar logado com a mesma conta Google tanto no navegador quanto no celular. Por enquanto, entretanto, o recurso não parece estar disponível no Brasil. Pesquisa por voz, Google Now e notificações também levaram algum tempo (dias, semanas ou até mais de um mês) para serem liberados no país, então é melhor ter paciência.

Como fazer

Tudo o que você precisa fazer é acessar o site de buscas do Google e digitar "find my phone". Em seguida, o resultado da busca exibirá em um mapa a localização exata do aparelho, além da possibilidade de você realizar uma chamada para, quem sabe, ouvir o toque da ligação.

Infelizmente, ele não chega a bloquear o uso do aparelho e nem funciona com quem usa autentificação em dois passos (que exige uma confirmação no próprio aparelho). Ainda assim, ele pode ser a salvação para muita gente.

Você já pode testar

Mesmo que o recurso não esteja disponível para o Google em português (esperamos que isso seja corrigido logo!), você pode fazer um teste do "find my phone" ao alterar algumas configurações.

Na página de busca do Google (e com a conta devidamente logada), acesse o item "Configurações" e vá em "Configurações da pesquisa". Na aba "Idiomas", marque a caixa "Inglês" e salve as alterações.

Não se esqueça também de ligar a localização do seu dispositivo (a busca funciona via GPS). Pronto! Agora você pode testar o recurso também no seu navegador. A chamada funciona normalmente e o bloqueio define uma nova forma de segurança ao aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.