Android: como abrir o app de câmera ao pressionar o botão Home duas vezes

2 min de leitura
Imagem de: Android: como abrir o app de câmera ao pressionar o botão Home duas vezes
Imagem: CNET

Uma das características mais bacanas do novíssimo Galaxy S6 (e seu irmão S6 Edge) é a facilidade com a qual seu usuário pode ativar a câmera do aparelho. Pensando em quem gosta de registrar com o smartphone, a Samsung configurou o flagship de uma forma bastante interessante: ao pressionar duas vezes o botão físico Home, você automaticamente abre o app de fotografia nativo do gadget.

Trata-se de um recurso bacana para quem tem medo de perder aquele click precioso, mas, diferente do que muitos pensam, não se trata de algo exclusivo dos celulares top de linha da gigante sul-coreana. É possível facilmente emular essa funcionalidade em qualquer outro dispositivo equipado com o sistema operacional Android, incluindo gadgets antigos que ainda estejam rodando a edição 2.3 Gingerbread do SO.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Conheça o Home2 Shortcut

Para o truque deste tutorial funcionar, tudo o que nós precisamos é do Home2 Shortcut, um aplicativo gratuito e compatível com o Android 1.6 Donut ou superior (nós avisamos que você poderia usar qualquer smartphone mesmo!). Ele não exige que o aparelho esteja com acesso root.

Você pode baixá-lo diretamente pela Google Play através deste link. Após instalar o software, abra-o e deslize a página até a seção “Step 1”. Toque no botão “Choose Application” e, na janela que se abre, selecione a opção “Installed Applications”. Em seguida, procure o app de câmera na lista de aplicativos instalados no gadget. Toque em “Ok” para confirmar a seleção.

Deslize até o segundo passo (“Step 2”). Aqui você vai definir a velocidade com a qual o botão Home deverá ser pressionado duas vezes para que a câmera seja aberta. Por padrão, a opção “Normal” está selecionada, e cabe a você aumentar ou diminuir a velocidade de acordo com sua preferência. Após ajustar esse detalhe, vá para o “Step 3” e toque em “Choose Home Application” para selecionar o launcher que você utiliza no celular (em nosso caso, é o Trebuchet, do CyanogenMod).

Chegamos ao Step 4, o passo final para fazer nosso truque funcionar. Simplesmente toque no botão “Close” para que uma janela surja pedindo que você escolha qual aplicativo deve ser usado para completar uma ação. Você verá duas opções: o Home2 Shortcut e o launcher de seu celular. Escolha a primeira alternativa e toque no botão “Sempre”, ignorando o “Apenas uma vez”.

Pronto! A partir de agora, ao apertar repetidamente o botão Home, seu aplicativo nativo de câmera será aberto instantaneamente, não importa em qual tela ou programa você esteja. Vale observar que você pode usar o mesmo truque para abrir outros softwares e recursos do celular; basta que, no primeiro passo, você selecione outro app instalado em vez de selecionar a câmera.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.