Android: como fazer backup de partições do sistema de seu celular

2 min de leitura
Imagem de: Android: como fazer backup de partições do sistema de seu celular
Imagem: Digital Trends

A tecnologia está tornando cada vez mais confiável conforme ela evolui, mas ninguém pode negar que dispositivos eletrônicos ainda são muito imprevisíveis. Você está lá, tranquilo e feliz, usando seu telefone celular, quando ele repentinamente pifa e leva todos os seus arquivos mais importantes para um abismo obscuro de onde eles jamais sairão.

E é por isso que os clássicos backups ainda são importantíssimos na vida de qualquer pessoa que possua uma rotina high-tech. Com essas cópias de segurança – que nada mais são do que vários dados compactados em um só documento –, você consegue restaurar arquivos e configurações de um dispositivo eletrônico com facilidade caso ele seja vítima de algum imprevisto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em smartphones equipados com o sistema operacional Android, o mais confiável e recomendado é fazer backups de partições inteiras do gadget e salvá-los em uma mídia de armazenamento removível (como um cartão micro SD). Ainda que esse processo possa parecer um tanto complicado e arriscado para usuários pouco experientes, há alguns aplicativos gratuitos que fazem todo o trabalho pesado e tornam o ato de fazer backup uma atividade simples e intuitiva.

Conhecendo a ferramenta

Um aplicativo excelente para criar cópias de segurança das partições de seu smartphone é o Partitions Backup & Restore. Compatível com a versão 3.0 Honeycomb ou superior, o programa pesa apenas 2,1 MB e exige que seu dispositivo tenha passado pelo processo de root para funcionar corretamente. Caso você tenha privilégios de Superuser, clique aqui para baixar o programa gratuitamente através da própria Google Play.

Abra o software e lhe conceda as permissões de Superuser (você pode fazer com que esses privilégios durem para sempre ou durante uma quantia exata de minutos). Em seguida, visualizando sua interface, toque no ícone da chave inglesa para abrir a tela de configurações. Este é um passo importante, visto que é nesta seção que você avisa o aplicativo onde ele deve salvar os backups (como dissemos anteriormente, dê preferência para um cartão micro SD) e escolhe o formato da cópia de segurança (IMG, TAR ou TAR.GZ, que é o mais indicado).

Efetuadas tais configurações, você já está pronto para iniciar os backups. Selecione as partições que você deseja incluir na sua cópia de segurança e toque no botão azul para iniciar o processo de compactação. Recomendamos que você ative o Modo Avião (Airplane Mode) em seu dispositivo antes de começar o backup, impedindo que trocas de dados fora de seu controle (mensagens e emails sendo recebidos, por exemplo) possam interferir no procedimento.

Como seu próprio nome sugere, o Partitions Backup & Restore também é capaz de restaurar partições a partir de cópias de segurança que ele mesmo tenha gerado: basta tocar no ícone dos três pontos e selecionar a opção “Restore a Partition”. Contudo, visto que o aplicativo não possui um explorador embutido, é necessário que seu celular possua um gerenciador de arquivos instalado para abrir o documento de backup desejado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.