Mensalmente, a Google libera um relatório para desenvolvedores que mostra quais versões do Android são as mais disseminadas entre os aparelhos ativos com o sistema operacional da empresa. A novidade para janeiro é que o KitKat já alcança 39,1% de todos os aparelhos ativos atualmente, contra 33% de dezembro. Mas somando todas as versões do Jelly Bean, o SO antigo ainda domina o mercado. Ao todo, as versões 4.1, 4.2 e 4.3 contam 46%.

O mais curioso desse relatório é que o Android Lollipop, o mais recente SO da Google, ainda não apareceu na listagem. Em dezembro de 2014, a situação foi a mesma. O relatório não explica exatamente qual o motivo para isso, mas é sabido que a Google não lista versões que registram menos de 0,1% de participação no mercado. Se esse for mesmo o caso, a migração para o Lollipop está acontecendo bem lentamente.

Isso pode ser também um reflexo da janela de lançamento do Lollipop. Desde que ele ficou completamente pronto, pouquíssimos aparelhos novos foram lançados com o SO embarcado. Além do mais, poucas marcas já atualizaram seus smartphones para o 5.0.

Esses dados foram recolhidos a partir dos relatórios de acesso à Google Play nos sete dias que precederam 05/01. Isso quer dizer que aparelhos que não se conectaram à internet nesse período não foram contados.

Cupons de desconto TecMundo: