Anunciado durante a Google I/O de 2013, o Android Studio é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE, na sigla em inglês) feito para facilitar a vida de quem quer desenvolver aplicativos para a plataforma móvel da Gigante das Buscas. Mais de um ano após sua divulgação, a ferramenta ganha agora sua primeira versão estável, permitindo a criação de programas para smartphones, smartwatches, carros e tudo mais o que tiver relação com o sistema.

Embora isso na prática não signifique muitas melhorias com relação à variante de testes que estava disponível até então, o lançamento do Android Studio 1.0 indica que a maior parte dos bugs críticos foi eliminada e que a Google já pode considerar o programa como sendo a ferramenta preferencial para o desenvolvimento de apps para o sistema operacional no robozinho verde.

As funções do software incluem a edição inteligente de códigos, recursos para design de interface de usuário e análise de performance, entre outras coisas. A Google recomendava que os desenvolvedores utilizassem o IDE Eclipse para fazer aplicativos para o Android, mas agora a Gigante das Buscas oferece instruções para que os usuários migrem para o Android Studio.

Os desenvolvedores interessados já podem baixar a nova versão do Android Studio diretamente no site da Google (clique aqui). Vale ressaltar que, assim como é feito no Chrome, a empresa vai manter instâncias separadas para a versão estável do novo IDE, a Beta e para uma variante feita para quem quiser desenvolver ainda mais a novidade.

Cupons de desconto TecMundo: