O acesso à internet pelo celular já se tornou um hábito cotidiano. Por conta disso, os aparelhos passaram a figurar também como parte de redes domésticas, sistemas de compartilhamento de mídia ou hotspots WiFi. Para conectá-los dessa forma, é preciso descobrir o IP dos dispositivos, algo que nem sempre é tarefa das mais simples.

O uso de computadores em rede requer que cada máquina possua um identificador que a diferencie das demais. É necessário que cada computador ou dispositivo tenha um endereço, alguma forma de ser encontrado. O IP (Internet Protocol) é uma tecnologia que permite a comunicação padronizada entre computadores, mesmo que estes sejam de plataformas diferentes, identificando-os de forma única em uma rede.

Porém, antes de descobrir o seu IP você deve saber que existem dois tipos dele, o estático (ou fixo) — um número dado permanentemente a um computador — e o dinâmico — dado a um dispositivo quando este se conecta à rede, mas que muda toda vez que há nova conexão. O endereço de IP do Android é dinâmico para evitar conflitos entre o aparelho e a conexão.

1 - Pressione o botão Menu do aparelho, vá em "Configurações" e depois em WiFi

2 – Na tela que mostra as conexões disponíveis, clique nos três pontinhos no canto inferior direito, depois clique em avançado

3 – O número do IP estático (ou fixo) será mostrado conforme a figura abaixo: 

Cupons de desconto TecMundo: