Android: como redimensionar fotos e poupar espaço na memória

2 min de leitura
Imagem de: Android: como redimensionar fotos e poupar espaço na memória
Imagem: Wallpaper PC

Está com o cartão de memória cheio? Pois saiba que os principais responsáveis por preencher o espaço de armazenamento de seu smartphone são os arquivos de imagem: você vai tirar centenas de fotos em alta resolução e, quando percebe, tais documentos já estão ocupando diversos gigabytes no seu celular Android.

Existe uma forma simples e rápida de resolver esse problema sem ter que se desfazer de suas fotografias prediletas – basta redimensionar as imagens, fazendo com que elas percam um pouco de resolução e se tornem mais leves dentro de seu cartão SD. Obviamente, seria um tanto chato ter que editar manualmente todo aquele álbum que você montou nas últimas férias, e é por isso que o AVG Image Shrink & Share existe.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Desenvolvido pela companhia famosa por comercializar soluções de segurança cibernética, o Image Shrink & Share é um utilitário gratuito que lhe permite reduzir o tamanho de inúmeras imagens de uma só vez. O aplicativo pesa apenas 2,2 MB e pode ser instalado em qualquer aparelho equipado com o sistema operacional Android 2.1 ou superior – ou seja, até mesmo gadgets antigos podem usufruir das funcionalidades do programa.

Como usar?

É muito fácil utilizar o AVG Image Shrink & Share. Primeiramente, baixe o aplicativo em seu telefone celular clicando na imagem abaixo ou lendo o código QR diretamente através do smartphone em questão. Você será redirecionado para a Google Play, onde poderá fazer download do programa sem custo algum.

Com o utilitário devidamente instalado, execute-o. Toque no botão “Continue” quando for apresentado à tela de introdução do aplicativo. Em seguida, toque na opção “Original Images” e, no menu seguinte, selecione todas as imagens que você deseja redimensionar. Para marcar as fotografias desejadas, basta tocar no pequeno quadradinho localizado no canto superior direito de cada uma delas. Vale ressaltar que você pode redimensionar quantas imagens quiser de uma só vez, então não tenha medo de selecionar 50, 100 ou 200 fotografias nesta etapa.

Quando tiver concluído a sua seleção, toque no botão “Shrink”. Um popup pedirá que você confirme a edição das imagens e você deve informar o tamanho para o qual você deseja redimensioná-las. São três opções distintas: Small (máximo de 640x480 pixels), Medium (800x600 pixels), Large (1024x768 pixels), Extra Large (1920x1080 pixels) e Custom (você define o tamanho máximo das fotografias).

Note que também é possível fazer com que o AVG apague as imagens originais após editá-las, livrando espaço na memória de seu telefone. Para permitir que o programa faça isso, toque na caixa de seleção referente à opção “Delete original images”. Com tudo pronto, toque no botão “OK” para dar início ao processo de redimensionamento.

Após alguns segundos, você visualizará uma imagem confirmando que todas as imagens foram editadas com sucesso. O aplicativo também informa o quão mais leve ficaram as fotografias após o processo de redimensionamento (em nosso caso, o peso delas diminuiu em 4,2 MB). É bom avisar que o AVG Image Shrink & Share só trabalha com arquivos nos formatos JPG, PNG e BMP – ou seja, não é possível redimensionar GIFs através desta ferramenta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.