9 launchers para Android que você precisa conhecer [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: 9 launchers para Android que você precisa conhecer [vídeo]

Você utiliza o seu tablet ou smartphone com Android inúmeras vezes durante todos os dias. Encara sempre as mesmas telas, ícones que nunca mudam, widgets padronizados, barras de notificação idênticas e outros elementos. Por isso, é inevitável: chega um momento em que você enjoa de tudo isso e fica com vontade de dar uma repaginada completa no visual do aparelho.

A boa notícia é que isso é muito fácil de ser feito e não faltam boas opções. É só você instalar um launcher, um app que modifica a interface e transforma diversas áreas, dando um aspecto renovado ao sistema operacional. Abaixo, selecionamos os mais consagrados nessa área, além de novidades que deixarão você com vontade de fazer aquela “plástica” no seu Android.

Nova Launcher

O Nova Launcher é uma das mais tradicionais ferramentas de toda a Google Play. Com ele, você pode alterar radicalmente a aparência da Área de Trabalho, dos ícones, da seleção de aplicativos e dos widgets. A interface é totalmente em português e são inúmeras as funções de personalização. Além disso, o launcher é sempre atualizado com funções que aparecem nos Androids mais recentes, como o KitKat e o L.

E não para por aí: você pode baixar pacotes de temas ou aparências para completar a reformulação. O Nova Launcher possui uma versão gratuita e bem completa, mas há também o modo Prime, pago e com todas as funções liberadas.

GO Launcher EX

O GO Launcher EX é, sem dúvidas, a plataforma que mais oferece opções de personalização. Isso porque são mais de 10 mil opções compatíveis com o launcher na Google Play e na loja interna do aplicativo. A mudança no visual não é tão radical, mas a modificação foge do padrão— e fica ainda melhor após o download de relógios, quadros de previsão do tempo, botões e outros extras em forma de widgets. As configurações são facilmente acessadas, e há suporte até para efeitos de transição em 3D.

Google Now Launcher

Destacando a assistente pessoal do Android, o Google Now Launcher faz com que você tenha acesso ao sistema de pesquisas da empresa com apenas um deslize do dedo. Nessa interface, o Google Now ocupa toda a tela da direita e pode ser ativado pelo comando de voz “Ok, Google”.

Outros produtos da marca também ficam em evidência e as barras de navegação e status ganham transparência, aumentando a área de visibilidade. Até a pesquisa ficou mais rápida. O Google Now Launcher está disponível em todos os aparelhos com Android Jelly Bean 4.1 ou superior.

Yahoo Aviate Launcher

O lema do Yahoo Aviate Launcher é simplificar. As mudanças feitas no Android são radicais, mas o objetivo é reduzir a quantidade de informações que você visualiza. São apenas três telas: a primeira concentra atalhos com o que você mais usa durante o dia. Na esquerda, ficam as coleções com os demais apps instalados.

A última delas possui informações gerais, como trânsito e previsão do tempo. O launcher ainda faz várias perguntas a você para saber da sua rotina no aparelho e deixar tudo ainda mais organizado, além de permitir personalizações.

APUS Launcher

Leve, rápido e eficiente, o APUS Launcher promete otimizar e acelerar a memória do seu aparelho, além de renovar o visual. Ele possui uma tela com os seus apps favoritos, além de separar tudo em pastas de acordo com a área de cada um. Há ainda recomendações de apps e games na nuvem para você baixar via Google Play. Ele não permite widgets e é pouco personalizável, mas as opções padronizadas já são belas o suficiente para o seu Android.

qLauncher

No qLauncher, tudo é minimalista. Você possui apenas uma única tela para organizar os aplicativos, sendo que é possível deslizá-la para baixo e acessar todas as ferramentas. Você pode criar várias páginas de widgets e alternar rapidamente entre eles, além de modificar o papel de parede com poucos toques da tela.

UR Launcher

O UR Launcher é uma personalização de interface que tem um carro-chefe: ele insere vários temas em 3D que podem transformar o seu Android em uma selva, no fundo do mar e em muitos outros cenários. Há ainda um menu lateral com atalhos e outras possibilidades. Tudo isso pode consumir um pouco mais da sua bateria do que o normal, mas os efeitos incríveis valem a pena.

Solo Launcher

O Solo Launcher é uma interface que permite a você trocar absolutamente tudo em seu Android, desde a fonte e a cor do texto dos ícones aos atalhos do sistema. Nele, os efeitos de transição ficam mais rápidos, as personalizações são incontáveis e você pode adicionar, remover e gerenciar os apps e widgets de cada tela muito rapidamente.

O Solo ainda conta com centenas de temas gratuitos que deixam a mudança ainda mais radical, fazendo com que você nunca enjoe da nova aparência. Para trocá-los, nada de arquivos adicionais e apenas poucos toques na tela, mas também é possível baixar temas encontrados na Google Play.

Holo Launcher

Você sempre quis ter as funções e o visual do KitKat, mas tem um aparelho que não foi atualizado? A solução é o Holo Launcher, que é baseado na interface oficial da Google. Ele possui funções como ícones, páginas, atalhos e gestos que simulam o sistema operacional original, além de trazer novidades originais de personalização, como executar apps por gestos rápidos com o dedo na tela.

O Holo Launcher possui três versões: uma que roda a partir do Android 2.2; a Plus, que é paga e oferece mais funções; e a HD, que só funciona no Ice Cream Sandwich.

...

E aí, escolheu algum deles para ser o novo visual do seu Android? Pela alta quantidade de aplicativos de qualidade nessa área, tivemos que deixar vários modelos de fora, mas deixe nos comentários aquele que você considera indispensável para repaginar o tablet ou celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.