Fechar programas no Android não depende de aplicativos do Market

2 min de leitura
Imagem de: Fechar programas no Android não depende de aplicativos do Market

Baixaki no navegador do Android. Aprenda aqui como encerrar tarefas sem depender de "Task Killers"

Alguns dos aplicativos mais baixados aqui na nova seção “Android” do Baixaki – e também no Android Market – são os famosos “Task Killers”. Estes aplicativos servem, basicamente, para desligar outros programas e, em teoria, mantém seu smartphone rodando com mais memória disponível, além de ajudar a conservar a carga da bateria.

O que nem todo mundo sabe é que o próprio Android dispõe de uma ferramenta para interromper processos a qualquer momento, dentro do gerenciamento de programas do aparelho. Confira agora como interromper programas usando apenas o Android.

Primeiro passo: configurações de aplicativos

A primeira coisa a fazer para parar a execução de um programa no Android é acessar as configurações do telefone, especificamente a área de aplicativos. Para isso, basta voltar à tela inicial e, no menu de programas do aparelho, selecionar “Configurações”.

Gerenciar aplicativos nas configurações do Android

Dentro dos ajustes do Android, o item “Aplicativos” é a porta de entrada para o término de execução de programas. Neste menu, a opção “Gerenciar aplicativos” deve ser acessada. Uma lista com tudo que existe instalado no seu smartphone será exibida.

Segundo passo: aplicativos em execução

Selecionar o filtro de aplicativos em execução na lista de programas do aparelho

Dentro da lista de programas instalados, um toque no comando de menu do Android exibe a opção para filtrar a lista. A opção “Em execução” mostra apenas os programas que estão atualmente ocupando espaço na memória do aparelho.

Terceiro passo: encerrar o programa

Depois de filtrada, selecione, na de lista de aplicativos ativos, o programa que você deseja encerrar tocando na entrada correspondente ao software em questão. Uma visualização dos detalhes do programa é exibida a seguir.

Selecionar o aplicativo e forçar a parada da sua execução

Dependendo da versão do Android instalada no seu smartphone, esta tela pode variar. Na versão 2.1 “Éclair” presente no Milestone do Baixaki, o botão “Forçar parada” está localizado na parte inferior da tela. Um toque nesta opção elimina o processo ativo do aplicativo.

.....

Pronto! Agora sempre que quiser encerrar um programa no seu Android, você não será mais refém dos “Task Killers”, podendo obter o mesmo resultado apenas usando as ferramentas originais do Android.

Apesar de não tão direto quanto tocar em um widget na tela inicial, a utilização do sistema operacional da Google é tão eficiente quanto os programas dedicados a encerrar processos no smartphone.

A principal vantagem deste método sobre os softwares específicos é o espaço disponível para instalação de programas, valioso principalmente para quem ainda não tem acesso ao Android 2.2 Froyo, uma vez que apenas a versão mais recente da plataforma – ainda não disponível para todos os aparelhos – é capaz de rodar programas direto do cartão SD.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.