Android: apps para melhorar o funcionamento de acordo com o seu local

6 min de leitura
Imagem de: Android: apps para melhorar o funcionamento de acordo com o seu local

Você já parou para pensar em quantas vezes é preciso configurar o seu celular por dia para ações pequenas, de acordo com o seu local? Por exemplo, colocar o aparelho no silencioso ao chegar no trabalho e voltar o volume ao sair.

Existem várias maneiras de automatizar o uso do seu celular usando a sua localização para fazer configurações. Alguns exemplos são aplicativos de "trigger", launchers que sugerem locais próximos, apps que mudam a sua tela de acordo com o seu local e muito mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você pode usar a maior parte desses aplicativos apenas deixando o seu celular se localizar pela rede móvel e WiFi, porém é recomendado deixar o GPS ativado também, principalmente quando os locais marcados são muito próximos e podem ser confundidos. Isso consome mais bateria, porém a maior parte desses aplicativos tem um sistema de economia para gerenciar esse tipo de gasto.

Veja nessa lista alguns aplicativos que podem ajudar a tornar o uso do seu celular muito mais prático, automatizando tarefas e ações de acordo com a sua localização atual. Alguns deles são pagos, mas existem opções gratuitas para a maior parte dos casos, bastando procurar um pouco na Play Store.

Trigger

Sem dúvida um dos mais famosos aplicativos de configuração geolocalizada é o Trigger, anteriormente chamado de NFC Task Launcher. Como o nome sugere, ele usa os seus locais para ativar "gatilhos" de ação ("trigger", em inglês, quer dizer gatilho) usando redes WiFi, campos de NFC, Bluetooth e muito mais. Por exemplo, é possível fazer com que, cada vez que você acessar a rede sem fio do escritório, ele coloque o seu aparelho no modo silencioso.

Ele tem várias ações, não apenas relacionadas ao seu local (é possível desligar alguns serviços quando a bateria atingir uma porcentagem, por exemplo), mas os gatilhos de localização são bem variados e podem configurar todo o seu telefone com base nisso. Ele faz checkin automático no Foursquare, ativa redes, cria alarmes e muito mais. A versão gratuita do app conta com triggers ativados por WiFi, NFC e Bluetooth, mas comprando o aplicativo completo você pode usar o GPS e as redes móveis para se localizar também.

IFTTT

Muito parecido com o Trigger, e também gratuito, o IFTTT é outro app de gatilhos que pode ser usado para configurar o seu telefone de acordo com a sua posição no mapa. Ele funciona de acordo com uma lógica bem simples: você configura as ações usando a frase "if this then that", que quer dizer "se isso, então aquilo". Na prática, você está dizendo para o telefone que, cada vez que um gatilho for acionado, ele precisa tomar uma determinada ação.

As opções de geolocalização permitem, por exemplo, que ele abra um determinado aplicativo cada vez que você chegar em um local específico — como abrir o email sempre que entrar no trabalho. Ele vai ainda mais além, permitindo que você marque no seu calendário o tempo que você gasta em determinados lugares para ter uma ideia exata disso no final do mês, por exemplo.

Atooma

O Atooma é um aplicativo que possui gatilhos geolocalizados também, mas eles estão "escondidos" em tarefas. Ou seja, ele é bem mais específico para situações e não para locais, mas tem algumas ferramentas muito interessantes e que merecem entrar nesta lista. Por exemplo, se você for andar de bicicleta ou correr, ele pode performar ações (desde tocar música até a chamar ajuda em casos de emergência) de acordo com o que estiver acontecendo.

Atenda o telefone pelo fone quando estiver se movendo, receba alertas de áudio se for começar a chover quando você estiver correndo e muito mais! Ou, se você quiser se aventurar, pode criar as suas próprias tarefas detalhadamente, como preferir — o processo é trabalhoso, mas não chega a ser muito complicado e é um dos mais completos.

Uma das melhores ferramentas do Atooma para personalizar bem a sua experiência de uso com locais é a possibilidade de ser conectado a um smartwatch da Samsung ou um Pebble. Dessa forma, você pode usar esses dispositivos vestíveis para destravar os gatilhos ao longo do dia. Este aplicativo é gratuito, mas possui alguns triggers que são desbloqueados apenas mediante pagamento.

Outros aplicativos de gatilhos

Além do Trigger, IFTTT e Atooma, que são três dos melhores apps desse tipo, você pode encontrar muitos outros na Play Store que fazem mais ou menos as mesmas tarefas, mas com alguns detalhes diferentes. Se você quiser testar outros programas, pode instalar o AutomateIt, o Pomelo Reminder, o Llama, o Smart Settings Pro e o On{x}.

Existem muitos outros, é claro, mas esses acabam reunindo as principais características necessárias para aplicativos que desencadeiam ações a partir de um gatilho — seja ele de local ou de outro tipo. Os próximos aplicativos dessa lista também usam a localização do seu aparelho para melhorar o seu uso, mas de maneiras diferenciadas e para mudar a sua experiência de uso em alguns detalhes.

Aviate

O Aviate é um dos melhores launchers para quem gosta de ter a experiência de uso do celular completamente alterada de acordo com o seu local e horário do dia. Ele consegue perceber automaticamente onde você está e mudar a interface da tela principal e os aplicativos mostrados. Além disso, ele sugere locais próximos para você comer, tomar um café, se divertir e muito mais.

Faça o login com o Foursquare para que ele funcione ainda melhor nesse sentido, permitindo até o checkin com um único clique. Ele também tem opções para quando você estiver em movimento no seu carro, mostrando as rotas e até indicando se você precisa trocar a via em caso de congestionamento. O próprio alarme do launcher tem uma indicação de trânsito forte para que você se prepare antes mesmo de sair de casa.

iOnRoad

O iOnRoad é um aplicativo completamente diferenciado para quem dirige e tem problemas com a noção de espaço. Ele é um auxiliar perfeito para esses casos, usando a sua velocidade e localização para indicar, por exemplo, a quantos segundos/metros de distância você está do carro da frente. É preciso usar o telefone apoiado no painel, como se faz com o aparelho de GPS, e ele gasta bastante bateria, mas é uma solução para ganhar mais segurança na estrada.

Este aplicativo usa realidade aumentada para interagir com os objetos ao seu redor e permite, por exemplo, que você seja avisado se estiver saindo da faixa correta. Dessa forma, se você dormir no volante e acabar se desviando, ele emite um sinal sonoro para acordá-lo. São várias as opções e é necessário que o GPS esteja ativo para que ele tenha o máximo de precisão possível. Ele também lê SMS em voz alta e avisa quando você estiver passando da velocidade máxima daquela via.

Cover Lock Screen

O Cover Lock Screen funciona de maneira semelhante ao Aviate, porém diretamente na tela de bloqueio. Ele anota o local da sua casa e do trabalho e permite que os aplicativos que você mais usa nessas localidades (e outras) sejam mostrados diretamente mesmo antes de desbloquear o aparelho. O aplicativo aprende as suas preferências e mostra tudo personalizado por horário e espaço físico.

Ou seja, em casa você pode programar para que ele mostre os ícones das redes sociais e do Netflix, por exemplo, e no trabalho os botões de email, agenda e outras ferramentas que são mais usadas no ambiente profissional. O único problema é que a tela inicial não pode ter bloqueio de senha para que isso funcione, o que acaba tornando o seu telefone menos seguro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.