E se os controles de volume de seu smartphone Android forem capazes de ativar funções alternativas tais como tirar fotos, fazer ligações, gravar áudio ou até mesmo iniciar uma aplicação específica? Saiba que calibrar os botões de seu celular para desempenhar estas e mais funções é de fato uma opção. Basta baixar um aplicativo, configurá-lo devidamente e então começar a utilizar seus controles de volume de forma dinâmica.

Após realizar o download de QuickClick, basta selecionar a função que deverá ser executada sempre que uma sequência determinada dos botões for pressionada. Entre as tarefas que podem ser ativadas pelo app, destacam-se as seguintes:

  • Ativação de câmera (foto ou vídeo)
  • Gravação de áudio
  • Execução de aplicativo específico
  • Ativação do app de mensagens
  • Inicialização de chamadas
  • Execução de gerenciador de tarefas
  • Acesso às opções de configurações

Saiba como operar este aplicativo robusto a partir deste tutorial e faça, assim, com que as funções dos botões de volume de seu aparelho passem a desempenhar novas ações.

Passo 1 – Download e ativação do app

Acesse a Play Store e busque o aplicativo QuickClick (se você acessa nossa página por meio de seu smartphone Android, clique aqui e faça o download da aplicação). Uma vez instalado, basta iniciar QuickClick e tocar, neste primeiro momento, sobre o campo “Create a new Action”.

E atenção: certifique-se de checar o ícone exibido pelo canto superior direito do aplicativo; o botão deverá estar ligado (“LIG”). Este comando permite a configuração de ações adicionais ativadas a partir dos botões de volumes e mantém, ainda, o QuickClick em funcionamento.

Passo 2 – Selecione a ação

Após clicar sobre “Create a new Action”, uma nova aba será aberta; diversas tarefas serão listadas por QuickClick. Uso de flash, ativação de câmera de vídeo ou foto, realização de chamadas a partir do toque dos controles de volume ou a execução de um aplicativo em especial são algumas das possibilidades elencadas (as ações são listadas em inglês).

Em nosso caso, selecionamos a opção “Photo” (câmera para fotos). Mas, se ativar um aplicativo específico é sua intenção, nada de alarme: o processo descrito a seguir fundamenta-se sobre quatro etapas – passos estes que devem guiar a ativação qualquer outra função possibilitada por QuickClick (vale dizer que as instruções do app serão exibidas ainda em inglês).

Passo 3 – Configuração de botões

As ações alternativas ativadas a partir dos botões de volume de seu smartphone podem ser todas ajustadas de modo particular. Como selecionamos a opção “Photo”, a primeira configuração solicitada por QuickClick foi a seleção de qual câmera deverá ser ativada quando o aplicativo estiver em uso (câmera frontal ou traseira – imagem acima).

Outros vários ajustes podem ser regulados em “Photo” (bem como nas demais tarefas possibilitadas pelo app em xeque). Qualidade de imagem, uso de flash, foco automático, modo de armazenamento, exibição de prévia e até mesmo a possibilidade de se abrir a galeria em seu Android são algumas das configurações que podem ser calibradas. Ao finalizar estes ajustes, toque então sobre “Ready” e siga adiante.

Passo 4 – Comandos para ativação de função

A tela seguinte é bastante intuitiva. Toque sobre os sinais "+" e "-" e, em um arranjo composto por até cinco comandos, defina a sequência de botões que deverá ser apertada para a ativação da função escolhida. Conforme se pode perceber a partir da imagem postada abaixo deste parágrafo, selecionamos como atalho à câmera de foto (“Photo”) o aperto de três vezes seguidas do botão responsável por aumentar o volume das mídias do celular.

Definida a sequência de comandos para a ativação da função selecionada, o botão “Ready” deve ser novamente pressionado. Por fim, basta selecionar a forma como o alerta será emitido após a devida execução da ação (vibração ou sinal sonoro são as opções) e apertar "Finish". Nomear a tarefa secundária ou acessar as configurações gerais de QuickClick são opções também exibidas pela tela final de ajustes do aplicativo.

....

Novas ações a partir do aperto dos botões de volume de seu smartphone podem ser criadas a partir da tela inicial do aplicativo QuickClick – basta abrir o app, selecionar a opção “Create a new Action” e seguir os passos descritos acima. Importante destacar que cada tarefa secundária conta com propriedades de ajustes específicas; a forma de calibração dos comandos, porém, é semelhante em todos os casos.

Cupons de desconto TecMundo: