Celulares com Android são capazes de medir a poluição do ar

1 min de leitura
Imagem de: Celulares com Android são capazes de medir a poluição do ar

Se você acha que algo está errado com o ar que respira, basta apontar a câmera do seu celular com Android para verificar.

O aplicativo chamado Visibilty, desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Pesquisas em Robótica da Universidade da Califórnia, permite que os usuários tirem uma foto do céu e a partir dela tenham uma noção da qualidade do ar.

Visibility é um programa gratuito e roda em Android 2.1 ou superior. Seus desenvolvedores trabalharam em um modo de usar técnicas óticas para medir a qualidade do ar, algo que ajuda a manter todos em alerta quanto a problemas que um ar poluído pode causar tanto para o meio ambiente quanto para a saúde.

E quando você utiliza o Visibility para tirar uma foto, também ajuda a criar um panorama mundial de como anda o ar, pois o arquivo é enviado para um servidor que interpreta e armazena a figura. Como o programa utiliza um sistema de GPS para marcar sua imagem, identificando o local de onde ela foi tirada, você tem a possibilidade de colaborar para indicar se a sua região sofre com este tipo de problema, criando um mapa da poluição do ar.

Visibility

Divulgação/Laboratório de Pesquisas em Robótica da Universidade da Califórnia

As fotos dos turistas agora podem também servir no combate à sujeira presente no ar que respiramos. Uma versão para iPhone do Visibility está sendo desenvolvida.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.