Android Tunado: Galaxy S5 [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Android Tunado: Galaxy S5 [vídeo]

Uma das principais linhas de smartphones do mundo está se preparando para colocar nas lojas seu mais novo gadget. No Android Tunado de hoje, vamos conferir uma personalização simplificada, que vai deixar seu aparelho no clima do Galaxy S5, da Samsung.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com papel de parede, ícones, widgets e bloqueio de tela, você pode ter um Android diferente, inspirado no que a fabricante sul-coreana preparou para seus consumidores. Vamos conferir o passo a passo completo:

Passo 1: downloads necessários

Hoje o nível de personalização é baixo, mas ainda assim é necessário instalar um launcher base e alguns aplicativos para completar o novo visual de seu Android. Confira a lista e clique sobre os links para iniciar o download:

Passo 2: colocar os arquivos no aparelho

Para acessar os arquivos de ícones e a skin para o widget, você precisa colocar os arquivos em uma pasta em seu Android. Então, é necessário utilizar um gerenciador de arquivos. Aqui no Tunado nós sempre utilizamos o ES File Explorer, mas você pode utilizar aquele que mais gosta.

 

Baixe o conteúdo no computador e passe para o gadget através de um cabo USB, ou faça o download diretamente em seu aparelho. Nesse caso, é preciso descompactar os itens, o que pode ser feito com a ajuda do gerenciador. Para que seja mais fácil localizar os arquivos durante o tutorial, recomendamos a criação de uma pasta específica para eles.

Passo 3: aplicando o Holo Launcher

Como dissemos, a personalização de hoje é simplificada. Por isso, vamos utilizar o Holo Launcher, app disponível para todos os aparelhos com Android 2.3 ou superior. Para quem usa o Android Ice Cream Sandwich ou acima, é possível baixar a versão otimizada da interface, o Holo Launcher HD.

Antes de iniciar, é preciso aplicar o launcher na Home do Android. Para isso, selecione o botão Home, escolha o Holo Launcher e a opção “Sempre”. Caso você esteja utilizando o Android KitKat, pode ser que seja necessário acessar as configurações do sistema operacional, selecionar a opção “Início” e só então escolher o aplicativo como nova interface-padrão.

O uso do Holo Launcher no Android Tunado de hoje tem como objetivo facilitar a alteração do visual dos ícones do sistema operacional, para colocar imagens que lembram o estilo oficial do Galaxy S5.

No entanto, vamos mudar apenas algumas coisinhas:

  • Nas configurações do launcher, acesse a opção “Configurações da área de trabalho” e ative a opção “Ocultar barra de notificação”.
  • Voltando à tela inicial, escolha “Configurações de aparência” e, na opção “Configurações da área de trabalho”, marque a opção “Ocultar rótulo dos ícones”.

São duas coisas simples, mas que podem deixar o visual ainda mais completo e simplificado. Agora, vamos aos ícones, no próximo passo do tutorial.

Passo 4: novos ícones

O pacote de ícones que vamos utilizar hoje foi disponibilizado gratuitamente pelo usuário Martz90, no DeviantArt. São mais de 200 opções com os aplicativos mais populares da Google Play, além de funções do aparelho, para você encontrar tudo o que precisa.

Selecionamos este pacote de ícones não só pela grande quantidade de opções, mas pela qualidade dos arquivos, com bolinhas coloridas para todos os apps, o que garante um visual uniforme e divertido.

Primeiro, adicione ícones na tela — além das opções da Dock. Você pode fazer isso de duas formas: escolhendo o aplicativo no App Drawer, tocando sobre ele por alguns segundos e arrastando para a tela, ou tocando a tela por alguns segundos, escolhendo a opção “Atalhos”, em seguida “Aplicativos” e o ícone desejado.

Depois de inserir os ícones, posicione-os como desejar e vamos alterar a imagem de cada um deles. O processo é sempre o mesmo, seja para os ícones da Dock ou para a tela principal:

  • Toque o ícone por alguns segundos e selecione a opção “Editar”.
  • Toque sobre a imagem do ícone e escolha “Selecionar imagem”.
  • Escolha o gerenciador de arquivos, no caso, o ES File Explorer.
  • Na pasta “Android Tunado”, selecione a pasta “Circle Icons Pack” e escolha o tamanho “256x256”.
  • Selecione o arquivo do aplicativo correspondente e conclua a operação.
  • Repita o processo nas outras imagens.

Passo 5: um novo wallpaper

Agora chegou a hora de colocar o papel de parede oficial do Galaxy S5 na tela do aparelho, com a ajuda do app Galaxy S5 Wallpapers.

  • Abra o aplicativo e acesse a aba “Stock”.
  • Selecione uma das quatro imagens.
  • Toque sobre o segundo ícone no canto superior direito para salvar a imagem — infelizmente, ao escolher a opção “Set as wallpaper”, a imagem não é exibida em alta definição.
  • Saia do aplicativo e volte para a Home, tocando a tela inicial por alguns segundos e selecionando a opção “Papéis de Parede”.
  • Acesse a galeria de imagens do Android, escolha a imagem baixada e aplique como plano de fundo, selecionando todo o conteúdo do recorte.

Pronto! Agora a imagem em alta definição já está ilustrando a homescreen de seu Android.

Passo 6: relógio

Buscamos uma skin que se assemelhasse ao visual elegante do relógio exibido nas imagens de divulgação do Galaxy S5. Para isso, pedimos que você baixe um APK, com a skin que vamos utilizar e que vai ser aplicada com a ajuda do app Ultimate Custom Widget (UCCW).

Após baixar o conteúdo e colocá-lo na pasta Android Tunado, vamos realizar a instalação do APK para depois aplicá-lo na tela:

  • Abra o gerenciador de arquivos, localize a pasta criada para o Android Tunado e toque a opção “my_temporary_skin_”.
  • Na próxima tela, escolha “Instalar” — atenção, para realizar esse processo você precisa autorizar a instalação de aplicativos de terceiros nas configurações do Android. Isso pode ser alterado nas opções de segurança do aparelho, marcando a caixa de texto em “Fontes desconhecidas”.
  • Volte para a Home e toque a tela inicial por alguns segundos, selecionando a opção “Widgets”.
  • Escolha o UCCW, no tamanho 3x2 — ele pode ser redimensionado na sequência.
  • Selecione uma das duas opções, com ou sem data. Em seguida, posicione o conteúdo para que ele fique centralizado.

Passo 7: tela de bloqueio

Agora vamos ao passo final, alterando a tela de bloqueio do Android com a ajuda do app Galaxy S5 Cool Lock Screen.

  • Abra o aplicativo e selecione “Enter”.
  • A opção “Enable Screen” precisa estar ativada.
  • Você pode selecionar a opção “Pin Lock” para adicionar uma senha.

=

Atenção: na primeira vez que o aplicativo aparecer, ele pede para você dar a sua opinião sobre ele na Google Play. Descarte esta janela e ele voltará a funcionar normalmente, sem exibir mais a pergunta.

E assim termina mais um Android Tunado. A personalização de hoje foi inspirada no Galaxy S5, mas com ícones que podem deixar o visual ainda mais bonito. Fiquem ligados para os próximos tutoriais. Até semana que vem!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.