Comparação: TouchWiz x Xperia UI x Optimus UI x Android puro [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Comparação: TouchWiz x Xperia UI x Optimus UI x Android puro [vídeo]

Uma das principais características do Android é a sua capacidade de personalização. Por causa disso, a maioria dos fabricantes aplica a sua própria interface sobre a versão pura do sistema. Mas será que essas diferenças são mesmo significativas?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Colocamos lado a lado as interfaces Optimus UI, da LG, Xperia UI, da Sony, TouchWiz, da Samsung, e o Android puro, da Google, para você conhecer o visual dos principais itens de navegação dos smartphones. E hora de escolher qual das interfaces você mais gosta.

Tela de bloqueio

A tela de bloqueio do Android funciona também como um atalho rápido para os principais aplicativos. No Android puro é possível acessar o Google Now e também a câmera a partir da tela de bloqueio. A interface Optimus conta com um launcher de aplicativos personalizável. Na interface Xperia um efeito cortina também permite a inclusão de apps. No TouchWiz, o destaque é a possibilidade de escolher entre os efeitos “água” ou “luz” para o desbloqueio.

Central de notificações

As interfaces Xperia e TouchWiz são mais tradicionais nesse quesito. As ferramentas são listadas na parte superior e podem ser acessadas deslizando a tela para os lados. No Android puro e na interface Optimus é possível editar, incluir e excluir os itens que aparecem nesse menu. No Android puro 4.4 a novidade é a forma como os ícones aparecem, ocupando toda a tela em vez de serem listados lado a lado.

Efeitos de interface

Você já prestou atenção nos efeitos de transição de uma tela para outra em seu smartphone? No Android puro e na interface Xperia a simplicidade dá o tom efeitos mais contidos nas transições. Na interface TouchWiz é como se tivéssemos blocos passando de um lado para outro. Já na interface Optimus os ícones mostram um crescente até aparecerem na tela por completo.

Menus

Tanto o menu da interface Optimus quanto o menu da interface Xperia apresentam um visual muito similar. Por padrão, temos um fundo branco com letras pretas, com os ícones indicativos coloridos. No Android puro o estilo é mais sóbrio, sem muitos detalhes. Já a linha TouchWiz apresenta um visual um pouco mais modificado, com fundo preto e fontes refinadas na cor branca.

Telefone

Outra tela com a qual você terá bastante contato é o menu de telefone. Entre as opções-padrão para todos os destaques são os registros de chamadas, a lista de favoritos e os contatos. No Android puro, todas as opções estão agrupadas na mesma tela. Na interface Optimus há acesso ainda para discagem rápida e ajustes de chamada. Já as interfaces Xperia e TouchWiz apresentam similaridades, permitindo controle total das ações no aplicativo.

Apps exclusivos

Cada fabricante inclui no sistema operacional aqueles aplicativos que julga necessário. No Android puro, o destaque fica por conta do pacote de apps da Google, todos agrupados em uma única pasta. Na interface Optimus, da LG, há varias alternativas como Life Square, Quick Remote, LG Backup, Quick Translator, Remote Call Service e LG Smart World.

Na interface Xperia o número é um pouco menor: os apps exclusivos são o Xperia Lounge, o Walkman e o Smart Connect. No TouchWiz da Samsung está disponível o maior número de apps. A lista inclui os apps Group Play, Knox, S Health, S Memo, S Planner, S Translator, S Voice, Samsung Apps, Samsung Hub e Samsung Link.

…..

Como você conferiu, as diferenças entre as principais interfaces Android são muito mais visuais do que funcionais. Na prática, vale a pena comparar o desempenho de cada interface antes de escolher o seu aparelho. Os apps exclusivos podem ser o diferencial que você procura na hora de levar um celular para casa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.