Gmail, Google Maps, Hangouts e Google Agenda são algumas das aplicações da Google que vêm instaladas por padrão no Android. Apesar de carregarem uma das marcas mais poderosa da internet, estes aplicativos servem, essencialmente, para enviar emails, buscar endereços e usar GPS, enviar e receber mensagens de texto via SMS ou internet e, por fim, gerenciar uma agenda.

Vendo as coisas dessa forma, você nota que permanecer utilizando os apps nativos da companhia não é uma obrigação, mas uma escolha. Então, também é possível escolher uma entre as várias alternativas disponíveis na Google Play.

Nós caçamos algumas e listamos neste artigo, mas é claro que há muito mais opções do que as relacionadas aqui. Se você sentiu falta de algo, não deixe de escrever nos comentários no final da página.

Gmail

O serviço de email da Google traz uma série de funções em seu aplicativo oficial. Nossas dicas alternativas aos apps do Gmail são:

LightMail

(Fonte da imagem: Reprodução)

Serviço simples e repleto de recursos no qual você pode gerenciar diversas contas de email. Este app se destaca por focar no conteúdo, oferecendo um sistema de busca e método de visualização no qual são exibidos apenas os anexos presentes em sua caixa de entrada. O esquema de leitura também apresenta novidades, com a opção de ver seu email em blocos expansíveis em vez de listas tradicionais.

myMail

(Fonte da imagem: Divulgação)

A ideia de aplicativos com visual minimalista combina muito bem quando o foco do app é a leitura. Nesse sentido, myMail é uma das opções mais valiosas para quem busca uma alternativa para acessar as mensagens que chegam à sua caixa de entrada. Ele tem suporte para vários serviços e para múltiplas contas e ainda oferece recursos inteligentes, como desabilitar as notificações temporárias.

Aqua Mail

(Fonte da imagem: Reprodução)

Mais uma opção capaz de trabalhar com várias contas de email simultaneamente em uma interface simples. Este aplicativo é otimizado para funcionar perfeitamente bem tanto em smartphone quanto em tablets, e os mais atentos dirão que ele ainda guarda certa semelhança com o app oficial do Gmail. Ele oferece uma versão paga, na qual você pode usar mais de duas contas ao mesmo tempo (limitação da versão gratuita).

CloudMagic

(Fonte da imagem: Reprodução)

Sem limite de contas na versão gratuita, o CloudMagic também traz suporte para várias contas e trabalha com diferentes serviços. Ele oferece um sistema de busca e acesso rápido a todos os endereços de correio eletrônico cadastrados no aplicativo. Tal qual no Gmail, respostas à mesma mensagem ficam agrupadas em uma única entrada, deixando tudo mais compacto e organizado.

Google Agenda

A agenda do Google oferece recursos básicos para você marcar compromissos e ser lembrado deles. Confira nossas sugestões alternativas ao serviço oficial da gigante da web:

Cal  - Calendar by Any.do

(Fonte da imagem: Divulgação)

O Cal é um serviço de calendário com suporte para múltiplas agendas que se integra ao gerenciador de tarefas Any.do e também ao Facebook. Ele oferece inúmeros recursos interessantes para melhor aproveitamento da ferramenta, como o uso de imagens vindas diretamente do Tumblr para decorar a interface. Nos eventos registrados em seu perfil, você pode adicionar nomes, endereços e ainda fazer anotações.

Jorte

(Fonte da imagem: Reprodução)

Uma opção interessante inclusive para quem quer sincronizar o serviço de agenda do Google e outros do gênero em um só lugar, Jorte também pode substituir o app-padrão de calendário e organização de eventos do Android. Ele tem forte apelo visual, algo sempre bem-vindo, inclusive com suporte a temas para dar novas cores à interface.

DigiCal

(Fonte da imagem: Divulgação)

Ideal para quem busca um serviço de agenda e calendário com suporte para widgets, o DigiCal apresenta recursos bem semelhantes aos do aplicativo da Google. Com visual moderno, ele oferece diferentes maneiras de se visualizar o conteúdo disponível, tendo uma adequada ao tipo de uso que você dará ao aplicativo.

aCalendar

(Fonte da imagem: Reprodução)

Outro gerenciador de datas com estilo clássico, o aCalendar também traz suporte para widgets e garante a inclusão de informações detalhadas sobre cada evento em que você se registra. Ele pode se conectar a outros serviços, mantendo você sempre alerta sobre, por exemplo, datas de aniversários que se aproximam.

Wunderlist

(Fonte da imagem: Reprodução)

Este aplicativo é um gerenciador de tarefas convencional, que não apresenta um calendário, mas dentro do qual você pode programar coisas e ser avisado delas quando desejar. O app traz um visual dos mais interessantes em programas do gênero e é multiplataforma, podendo ser acessado em aplicativos para desktop, iOS, web e, claro, Android.

Hangouts

A última atualização do Android tornou o Hangouts, o substituto do Google Talk, como o aplicativo-padrão para envio e recebimento de mensagens de texto (SMS). Mas se você quer outro app para fazer isso, aqui estão nossas sugestões:

EvolveSMS

(Fonte da imagem: Reprodução)

O Hangouts é, definitivamente, muito mais bonito do que o app tradicional de SMS do Android, mas se você ainda acha que ele não é bacana o suficiente, experimente o EvolveSMS. Este programa se destaca especialmente por uma interface belíssima e um sistema inteligente de organização de mensagens enviadas e recebidas.

Textra SMS

(Fonte da imagem: Reprodução)

Guardando algumas semelhanças com o Hangouts e também com o EvolveSMS, o Textra SMS é gratuito e não se atrapalha para enviar fotos, vídeos, áudio e, é claro, emoticons por meio de mensagens de texto. Os emoticons, aliás, são os mesmo que você encontra no WhatsApp, então você que usa esse aplicativo já sabe o que vai encontrar por aqui.

chompSMS

(Fonte da imagem: Reprodução)

Com uma estrutura um pouco diferente dos últimos aplicativos, o chompSMS exibe a foto de perfil do contato diretamente no campo da mensagem, algo semelhante ao Hangouts. Ele também traz emoticons iguais aos presentes no WhatsApp e apresenta o interessante recurso de programar o envio de mensagens.

Hello SMS

(Fonte da imagem: Divulgação)

Provavelmente uma das opções mais belas do gênero, o Hello SMS se destaca por estilo minimalista e por uma estrutura um tanto diferente de organizar as conversas que chegam ao seu Android por meio de SMS. Ele guarda semelhanças com o Hangouts, mas também apresenta características próprias que o tornam bem interessante.

8sms

(Fonte da imagem: Reprodução)

A última dica para SMS é o 8sms, um aplicativo que apresenta visual moderno e um sistema de notificação via popup que facilita a resposta às mensagens que você recebe. Além disso, ele envia e recebe mensagens multimídia. Ele traz também um tema escuro, que deixa a o fundo da tela preto e dá um estilo bem diferente ao app.

Google Maps (GPS)

A versão mais recente do Google Maps conta com um sistema de navegação GPS, integrando em um único app dois serviços que antes estavam separados no Android. Mas existe alternativa de GPS gratuito para o seu gadget, confira:

Waze: GPS Comunitário

(Fonte da imagem: Reprodução)

Este aplicativo funciona tanto como um GPS convencional, traçando rotas e guiando você de um ponto a outro, quanto como uma ferramenta colaborativa. Isso porque os usuários podem fazer anotações nos trechos, indicando engarrafamentos, radares e outros itens relevantes presentes no trajeto.

Navfree: GPS Grátis

(Fonte da imagem: Divulgação)

Diversos modos de visualização, navegação guiada por voz, mapas de mais de 30 países e rotas que podem ser armazenadas offline, poupando seu pacote de dados e também a bateria de seu aparelho: esse é o Navfree. Uma das opções mais bem conceituadas quando o assunto é GPS gratuito também pode ser uma alternativa ao sistema-padrão da Google.

MapFactor

(Fonte da imagem: Reprodução)

Outra opção com suporte à navegação offline é o MapFactor. Ele traz o básico para quem quer se guiar e você pode fazer download dos mapas para acessá-los posteriormente, quando não houver qualquer tipo de conexão com a internet disponível. Este aplicativo pode trabalhar com o sistema OpenStreetMap, que oferece milhões de mapas gratuitos para download.

GPS Essentials

(Fonte da imagem: Reprodução)

Este aplicativo reúne uma variedade imensa de ferramentas ligadas a deslocamento e localização. Você pode tanto encontrar rotas quanto ficar de olho na velocidade com que se movimenta, tudo isso diretamente na tela do smartphone ou tablet. Ao todo, são mais de 50 alternativas nesse sentido, tudo dentro de um app gratuito.

Sygic: GPS Navigation

(Fonte da imagem: Reprodução)

Com visualização 3D e um esquema como o de uma rede social, no qual você pode adicionar amigos e compartilhar rotas de um jeito bem simples, o Sygic: GPS Navigation é uma excelente alternativa para quem busca um GPS gratuito. Além de tudo, ele exibe texto e voz em português, o que o torna bastante acessível a qualquer brasileiro.

Google Search

O buscador do Google é o mais usado no planeta — e provavelmente o mais eficiente também. Mas se você procura uma alternativa para utilizar em seu Android, nós indicamos as seguintes:

DuckDuckGo

(Fonte da imagem: Reprodução)

Buscador que se destaca por manter a privacidade de quem o utiliza, o DuckDuckGo é uma opção simples para realizar pesquisas na internet a partir do Android. Ele não traz todos os recursos que você encontra no Google, mas pode ser uma excelente alternativa para encontrar algo na internet de forma mais segura.

Yahoo! Search

(Fonte da imagem: Reprodução)

Rival clássico do Google, o Yahoo! também é uma ótima opção para quem está em busca de alternativa. Este aplicativo traz suporte para widget, ou seja, é possível fazer buscas sem acessar o app em si, mas apenas o bloco que ele adiciona à tela inicial do Android. Pesquisa inteligente e compatibilidade com mais de 60 idiomas são alguns dos destaques desta aplicação.

Bing

(Fonte da imagem: Reprodução)

Por fim, a última dica é um dos mais novos grandes rivais da busca do Google, o Bing, da Microsoft. Com este aplicativo é possível usar o SkyDrive para sincronizar favoritos, compartilhar páginas nas redes sociais, enviá-las por email ou mensagem de texto e muito mais. Enfim, um buscador completo.

Cupons de desconto TecMundo: