(Fonte da imagem: Reprodução/Strategy Analytics)

A firma Strategy Analytics lançou uma nova tabela comparativa do mercado de smartphones no mundo com base no sistema operacional. Utilizando a ferramenta Wireless Smartphone Strategies, a empresa concluiu que o Android fechou 2013 como líder da preferência, com 78,9% do total e 781,2 milhões de unidades enviadas para comercialização.

O número parece impressionante, tanto que a firma chamou 2013 de "o ano do Android". Só que basta compará-lo com o período anterior de 2012 para notar que o crescimento continua (neste ano foi de 62%), mas desacelerou, por causa da saturação do mercado.

O iOS segue em segundo lugar, com crescimento anual de 13% e 15,5% da preferência – domínio menor que no ano passado, com público perdido possivelmente para a Microsoft, que ocupa o terceiro lugar da lista com o Windows Phone 8 e parece definitivamente consolidada como a terceira força entre os sistemas operacionais móveis, com 3,6% do mercado.

Com a evolução dos aparelhos e a dificuldade em concorrer contra as três gigantes, o item "Outros" (que pode envolver BlackBerry e Symbian, por exemplo) não para de cair e agora representa apenas 2% dos smartphones de 2013.

Cupons de desconto TecMundo: