Android: os 10 melhores jogos de esportes de 2013

4 min de leitura
Imagem de: Android: os 10 melhores jogos de esportes de 2013

O esporte é uma das formas de lazer mais reproduzidas em jogos para Android: afinal, você pode até gostar de jogar futebol ou andar de bicicleta, mas muita gente não tem vontade, condições ou capacidade de ser um craque e sair fazendo manobras radicais – e é para reproduzir essas sensações virtualmente que servem os aplicativos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em 2013, a variedade foi grande. Fora as edições anuais de franquias já consagradas também nos dispositivos móveis, tivemos grandes surpresas de desenvolvedoras independentes e jogos que não pareciam grande coisa, mas que tinham muito mais qualidade do você imaginava.

Abaixo, confira uma lista com dez desses games, posicionados sem uma ordem definida. Se o seu favorito não estiver aí, fique tranquilo: não há espaço para colocar todos os bons apps do gênero, mas deixe um comentário com aquele jogo que também merece o download.


FIFA 14

Gratuito
Android 2.3+


Todos os anos sai um novo FIFA, mas a espera sempre vale a pena. FIFA 14, da EA Sports, é um jogo de futebol de alta qualidade para Android. Desta vez, o formato é free-to-play: você baixa o aplicativo gratuitamente e tem direito a alguns modos de jogo, mas todo o conteúdo só é liberado após pagamento.

A jogabilidade ganhou um segundo estilo, mais fácil e dominado rapidamente até pelos jogadores novatos, pois ela usa poucos toques na tela para fazer movimentos rápidos. Times, estádios e menus em português estão presentes, além de gráficos impressionantes e efeitos sonoros bastante realistas.


8 Ball Pool

Gratuito
Android 2.2+


A sinuca é um dos esportes de bar mais praticados do Brasil, mas não é todo mundo que tem uma mesa em casa ou pode entrar nesses estabelecimentos. 8 Ball Pool é um substituto válido para a atividade de verdade: aqui, você realiza partidas online contra jogadores do mundo inteiro e dos mais diversos níveis, além de poder comprar novos equipamentos para encaçapar bolas com mais facilidade e estilo.


Freestyle Baseball

Gratuito
Android 2.2+


Mesmo quase ignorado por boa parte dos brasileiros, até o beisebol foi incluído na lista. Isso porque Freestyle Baseball é um jogo de muita qualidade e bastante viciante, mesmo com uma fórmula repetida.

Em todas as partidas online e offline, você deve rebater e arremessar bolas contra adversários variados – e ganha quem tiver o melhor desempenho no final da disputa. O destaque é a personalização de personagens, já que é possível modificar cada peça do guarda-roupa do atleta.


True Skate

Pago
Android 2.3+


É impossível ser tão radical na tela do Android como ocorre na vida real, mas True Skate faz o máximo para conseguir chegar perto. Simulando os “skates de dedo”, o aplicativo coloca você em pistas variadas e cheias de obstáculos, como rampas, corrimões e escadas.

A exigência de toques rápidos na tela e respeito à física dos movimentos são os pontos mais positivos do jogo, que diverte até mesmo que nunca subiu em um skate na vida real.


Real Boxing

Pago
Android 2.3+


Apesar de andar em baixa, o boxe permanece vivo na história especialmente por conta de ídolos do cinema e das lutas de verdade. Real Boxing apresenta a você o universo dos ringues ao colocá-lo na pele de um pugilista amador que deve desafiar os grandes astros fictícios do game em busca do cinturão da modalidade.

Fora a boa e velha pancadaria, que é frequente e de bastante qualidade, modos de treinamento mudam o ritmo do jogo e impedem que você largue as luvas virtuais tão cedo.


Tiny Soccer

Gratuito
Android 1.6+


À primeira vista, nem parece que você vai passar muito tempo com Tiny Soccer. O visual caricato homenageia a animação japonesa e as regras do futebol são pouco respeitadas, já que todos os jogadores têm superpoderes. Mas as partidas tornam-se muito mais emocionantes com chutes mágicos – e é questão de tempo para que ele seja um dos seus aplicativos favoritos. A jogabilidade é simples e você domina os comandos logo ao primeiro apito do árbitro.


MADDEN NFL 25

Gratuito
Android 2.0+


Outra franquia de títulos anuais, MADDEN NFL 25 é um título veterano de futebol americano que também faz sucesso no Android. Assim como no esporte de verdade, prevalecem as decisões de último instante e as táticas de infiltração e defesa feitas por quem é fã tanto de esporte quanto de estratégia, fora a movimentação dos jogadores.

Isso exige pelo menos algum conhecimento básico do funcionamento football – e passar pelos tutoriais do título da EA Sports é uma ótima oportunidade de aprendizado, já que você pode virar um grande fã do esporte.


Jam City

Gratuito
Android 2.3+


Sentiu falta do basquete? Em Jam City, ele aparece em uma variante tão popular quanto o esporte profissional de organizações como a NBA. Trata-se de um jogo que simula o basquete de rua, no qual um drible bem executado é tão importante quanto uma enterrada. Mas o objetivo neste jogo entre duplas ainda é fazer o maior número possível de cestas – e, para isso, botões e um direcional surgem na tela na hora das partidas para que você execute os movimentos com precisão.


Tech Deck Skateboard

Gratuito
Android 2.2+


O skate está presente em mais um grande jogo para Android lançado em 2013. Tech Deck Skateboarding segue um esquema de “Modo Carreira”, com um estilo de jogo que faz você começar como um praticante amador da modalidade, passando às competições profissionais com o tempo.

A jogabilidade é feita com deslizes na tela, sendo que os movimentos surgem instantes antes de você chegar às rampas. Como não poderia deixar de ser no universo do skate, você pode personalizar o atleta com roupas e acessórios dos mais variados estilos.


Ski Challenge 14

Gratuito
Android 2.3+


Aqui no Brasil, é difícil simular a experiência de esportes de inverno como o esqui. Por isso, o mais perto que você pode chegar da neve neste final de 2013 é com Ski Challenge 14, que traz ao Android todo o estilo radical de descidas de montanha em alta velocidade.

A jogabilidade é bastante variada: você precisa fazer toques eventuais na tela, mas o controle do personagem é pelo acelerômetro do tablet ou smartphone. Já os gráficos em 3D simulam muito bem a paisagem de inverno.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.