Como rastrear um aparelho Android roubado [vídeo]

7 min de leitura
Imagem de: Como rastrear um aparelho Android roubado [vídeo]

Não é nenhuma novidade que os smartphones estão entre os aparelhos mais visados pelos bandidos que infelizmente estão espalhados pelos quatro cantos do nosso país. Com funcionalidades totalmente adaptadas ao nosso dia a dia e também com tecnologias e preços cada vez mais altos, os telefones inteligentes estão no topo dos itens mais visados pelos ladrões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E não é só a bandidagem o problema! Como vamos para lá e para cá com esses portáteis no bolso, não é raro alguém esquecer o smartphone na mesa de um bar ou deixá-lo cair dentro do ônibus ou em meio a uma grande multidão. E o que fazer nessas horas?

Bem, além de se desesperar, pedir ajuda aos céus e ligar para o comando do exército mais próximo (é brincadeira, viu pessoal, não façam isso!), você também pode lançar mão de algumas opções de programas muito úteis, capazes de auxiliar na hora de você encontrar o seu gadget, entrar em contato com quem está de posse do aparelho ou, na pior das hipóteses, pelo menos limpar todas as informações pessoais gravadas no smartphone.

Confira algumas das melhores alternativas disponíveis para os aparelhos Android e como você pode fazer para melhor utilizar essas ferramentas!

Android Device Manager (Gerenciador de dispositivos Android)

O nosso guia começa com a opção desenvolvida pela própria Google para auxiliar os donos de Android que tiveram os seus respectivos aparelhos roubados ou perdidos em algum lugar. O Android Device Manager é de fácil utilização e não exige que você faça o download de nenhum programa. Vale lembrar que, para que ele funcione, o celular precisa estar conectado à internet.

Ativando (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para ativá-lo, tudo o que você deve fazer é encontrar a devida opção do serviço nas opções do sistema operacional. Assim, no seu aparelho, vá até as configurações e abra a seção “Segurança”.

Selecione (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ali, aperte em “Administradores do dispositivo” e marque a alternativa “Gerenciador de dispositivos Android”. Na próxima tela, confirme a sua escolha. Agora, vá até algum computador e acesse a página de gerenciamento do serviço (clique aqui para abrir o site).

Visão geral do serviço na internet (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Após entrar com a sua conta Google (a mesma utilizada no Android), perceba que um mapa com a localização do gadget, bem como um menu com algumas opções, ficará disponível. Ali você encontra as três alternativas de serviço disponibilizadas pelo Gerenciador de dispositivos Android: fazer o smartphone tocar, bloqueá-lo totalmente ou, então, excluir todas as informações do aparelho.

NQ Mobile Easy Finder

O NQ Mobile Easy Finder é a segunda opção escolhida por nós para esse artigo. Ainda que o programa conte com várias ferramentas exclusivas para a sua versão paga, o serviço consegue trazer alternativas interessantes para os que não querem gastar dinheiro.

O software funciona de forma semelhante ao localizador da Google. E, para utilizá-lo, é preciso vincular a sua conta Google ao programa (ou criar um cadastro junto ao serviço). Dessa forma, no seu primeiro acesso ao app, acesse a pasta “Settings” e, ali, aperte no botão “Sign In”.

Escolha uma forma de entrar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, selecione a opção desejada. Além da conta Google, você também é capaz de utilizar o Facebook ou o Twitter, além de um cadastro personalizado para o próprio NQ Mobile Easy Finder.

Feito isso, aproveite que está nas opções e já ative também o “Smart Finder”. Antes, você precisa definir o NQ Mobile Easy Finder como administrador do dispositivo. Além disso, o aplicativo praticamente “exige” que você utilize um padrão de segurança para o desbloqueio do aparelho – caso a opção já não esteja marcada em seu Android.

Bloqueio é obrigatório (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Também nas configurações, acione outra ferramenta do programa, o alerta para trocas de cartão SIM.

Marque a opção (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por meio dessa opção, o aplicativo identifica qualquer troca do cartão do aparelho, mandando uma mensagem de alerta automaticamente para o número indicado. Dessa forma, marque o botão e já aponte, também, a pessoa que deve receber o SMS.

Aponte um destino para a mensagem (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Voltando à tela inicial do NQ Mobile Easy Finder, ali você é capaz de gerenciar algumas das ferramentas do programa. A principal opção do aplicativo, o “Smart Finder”, conta com diversas características muito úteis – e que devem ser ativadas para aumentar a sua segurança.

Várias ferramentas (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao marcar as chaves “Locate My Phone”, “Take a Mug Shot” e “Backup Contacts”, por exemplo, você permite que ele mande a localização do aparelho, faça uma cópia de segurança da agenda do gadget e tire uma foto por meio da câmera frontal sempre que o código de desbloqueio for errado duas ou mais vezes. Todas essas informações são enviadas automaticamente para o email indicado por você na hora do cadastro.

Página do app (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, acessando a página do serviço (clique aqui), você pode mandar alertas sonoros, localizar o gadget, bloquear o aparelho e mandar mensagens para quem está em poder do seu smartphone.

Menu cheio de opções (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Todas essas ferramentas são acessadas por meio de um clique em qualquer uma das opções disponibilizadas na tela principal do NQ Mobile Easy Finder.  Por fim, acessando a sua conta na página você também é capaz de encontrar um relatório com tudo o que foi registrado pelo programa como algum acontecimento relevante, como erros nas tentativas de desbloquear o aparelho e ações realizadas pelo aplicativo.

AntiFurto Droid WEB

O AntiFurto Droid conta com duas versões diferentes, sendo que uma funciona com base na conexão com a internet e a segunda trabalha utilizando as mensagens de SMS. Dessa forma, para ficar tudo mais fácil, separamos a apresentação do programa também em duas partes.

Aqui, abordamos a versão web. Após instalar o aplicativo, perceba que ele já traz, de cara, algumas configurações. Na primeira tela, por exemplo, você já deve criar uma conta, utilizando email e senha.

Crie a sua conta (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, você é encaminhado novamente para aquela tela para definição de gerenciadores do dispositivo. Como fez em todas as outras vezes, confirme a escolha.

Esse passo é padrão em todos os apps (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

As configurações do AntiFurto Droid são poucas e ali você pode determinar um novo email de contato, alterar a senha, fazer com que o programa fique “escondido” na lista de aplicativos do Android”.

Configurações do app (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Outra função interessante é a de fazer com que o alarme continue tocando após o aparelho ter sido reiniciado. Isso é importante, pois prejudica bastante a utilização do gadget por quem está com ele em mãos sem a sua autorização.

Barulho sem fim! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A maior parte das ações no AntiFurto Droid acontece por meio do site do serviço. Assim, acesse a página (clique aqui), entre com o email e a senha cadastrados e comece a utilizar as ferramentas desejadas.

Site cheio de informações (Fonte da imagem: Reprodução/AntiFurto Droid)

O menu apresenta-se de forma simples e, assim como visto nas outras opções de programas, tudo aqui fica separado de forma clara e direta. Ali você é capaz de enviar mensagens para o gadget, fazer com que o alarme de roubo comece a tocar ou bloquear o smartphone, por exemplo.

Opções do AntiFurto Droid (Fonte da imagem: Reprodução/AntiFurto Droid)

Alternativas mais elaboradas, como fazer um backup da lista de contatos e limpar totalmente a memória do Android, também estão disponíveis no menu “Dispositivo”.

Além disso, em sua tela principal, o AntiFurto Droid mostra um relatório com todas as suas ações, bem como um mapa que ilustra a localização do gadget, caso você a requisite. Informações do aparelho, como telefone e operadora, por exemplo, também são mostradas.

AntiFurto Droid SMS

O AntiFurto Droid SMS funciona de maneira semelhante, contudo, em vez de aproveitar os serviços baseados na internet, ele usa a velha e boa mensagem de texto dos celulares. Com ele, você pode mandar uma SMS para o aparelho perdido pedindo informações sobre a sua localização.

Como não poderia deixar de ser, o processo de utilização do programa é bem semelhante ao que já foi visto por aqui, ou seja, defina um PIN e marque o software como administrador do dispositivo. Assim, basta enviar um SMS com a palavra “localizar” e esperar pela resposta.

Rapidamente o AntiFurto Droid SMS entra em ação, ativando os sistemas de localização do aparelho, como internet via WiFi ou plano de dados. Assim que ele conseguir acesso à internet, ele obtém a localização do gadget e responde a mensagem.

Mensagem respondida (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Dessa forma, você recebe um SMS com a sua atual localização. Vale lembrar que o AntiFurto Droid SMS é capaz de trabalhar em conjunto com o AntiFurto Droid Web, dessa forma, é interessante que você tenha os dois programas instalados no seu aparelho.

Achei! (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

.....

E aí, você conhece mais alguma dica interessante ou algum outro programa que possa ajudar na localização de smartphones roubados ou perdidos? Não deixe de comentar com a galera e, até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.