Uma das vantagens do Android em relação a outras plataformas móveis é o seu grande poder de personalização. Entretanto, se o objetivo é dar uma nova cara ao seu aparelho, é preciso de muita paciência e criatividade para fazer modificações profundas na página inicial. Ou melhor: precisava.

O MyColorScreen, site de personalização do Android mais popular da internet, apresentou uma novidade há alguns meses que deixou a comunidade em pólvora: trata-se do Themer, um aplicativo capaz de mudar toda a homescreen, incluindo ícones, com apenas um toque.

O anúncio deixou muitos usuários extasiados. Mas será que, na prática, o programa realmente transforma o seu Android com tamanha facilidade? Na semana passada, a empresa finalmente liberou o aplicativo na Google Play em versão beta fechado, e nós já tivemos a oportunidade de testar ele para ver como funciona. Confira!

 Ampliar

Pacotes prontos de configurações

Antes de tudo, vamos explicar o que é o aplicativo. Themer reúne diversos temas para o Android, compostos por ícones, widgets, papéis de parede e demais elementos, que são instalados com apenas um clique em seu smartphone.

Isso quer dizer que você não precisa se preocupar em baixar uma série de programas diferentes para modificar o seu aparelho – uma tarefa bastante comum para quem está acostumado com esse tipo de atividade.

O processo de personalização pode ser tão complexo que existem uma série de tutoriais explicando como realizar as modificações – algo que MyColorScreen é especializado. E é exatamente aqui o ponto-chave do vindouro sucesso de Themer: eliminar toda a parte complicada da instalação dos temas.

Ampliar

Transformação rápida

Depois de ser apresentado a um pequeno tutorial, o menu de Themer é revelado, com ícones enormes e até desproporcionais em relação ao tamanho da tela. A partir dele, você poderá pesquisar pelos temas, encontrar os seus favoritos e editar as configurações gerais.

Themer permite que você pesquise pelos temas mais populares, os mais novos ou os escolhidos da equipe. Entretanto, a quantidade de opções ainda é pequena, e essas funções acabam se misturando e revelando sempre os mesmos temas. Futuramente, elas serão de grande utilidade, à medida que a coleção crescer.

A instalação é fácil como o programa promete: clique em aplicar para que toda sua tela inicial seja transformada. Todas as opções que nós baixamos foram instaladas em menos de 30 segundos. Ou seja, com Themer, o processo de personalização comum pode ser reduzido em apenas uma etapa de meio minuto.

A mudança é realmente incrível, já que o programa conta com widgets adequados a cada tema, como relógio, previsão do tempo, player de música e leitor de feeds, permitindo uma alteração profunda da sua tela inicial.

Ampliar

Mudanças pontuais

Mesmo com a premissa de resolver tudo com um clique, é possível alterar algumas configurações. A barra de notificação, por exemplo, pode ser ocultada ou permanecer fixa na tela. Também é possível editar as notificações, selecionar aplicativos-padrões e muito mais.

Themer também permite fazer diversas alterações, como adicionar e remover aplicativos das pastas de cada tema ou inserir e retirar widgets da tela, deixando os temas ainda mais personalizados.

Porém, nem todas as mudanças ficam boas ou são necessárias. Mesmo permitindo que você adicione ou remova elementos, o resultado pode não ser o esperado, já que cada tema é desenhado de uma forma específica.

Os temas da coleção são bem variados e devem agradar diversos tipos de usuários. Lembrando também que a equipe do My Color Theme está adicionando novas opções aos poucos, e a quantidade deve crescer consideravelmente nos próximos meses.

Ampliar

Nem tudo é perfeito

Fizemos testes com inúmeras opções de temas e nenhuma delas apresentou problemas. O widget do tempo exibe informações em português, por exemplo, e a contagem de notificações ou o nível de bateria mostraram valores reais.

Entretanto, todos os temas do aplicativo exibiram uma demora considerável na atualização do sistema de notificações. Quando um email chegava à caixa de entrada, levavam alguns minutos para que o contador mudasse na tela inicial.

Outro grande desfalque do aplicativo é a (falta de) personalização da tela de bloqueio: ela não sofre qualquer modificação, o que acaba destoando do visual do tema instalado. Se você quiser fazer alguma alteração, ela precisará ser manual.

Ampliar

Vale a pena?

Muito. O programa ainda precisa de alguns ajustes para ficar tinindo, mas já é possível perceber que esta versão beta está bem estável. Exceto pelo sistema de notificações, todos os outros recursos funcionaram com maestria.

É importante ressaltar que Themer não é apenas uma modificação estética para o seu Android: ele também pretende ser uma interface bastante funcional, ao adicionar recursos e informações importantes que funcionam no seu dia a dia.

Você pode adicionar os apps que quiser nas telas e também realizar outras modificações mais pontuais, incluindo a retirada ou a adição de widgets.  Apesar disso, não é possível personalizar a tela de bloqueio do Android – uma ausência considerável.

Entretanto, precisamos nos atentar ao objetivo do programa: fazer mudanças com apenas um clique. Se o seu interesse é trocar tudo do seu jeito, então talvez seja melhor fazer pelo processo tradicional, bem mais personalizável. E complexo.

...

Para obter acesso à versão beta, basta acessar o site do aplicativo e adicionar o seu email. 

Cupons de desconto TecMundo: