Imagem de: Layar: como a realidade aumentada vai trazer informações úteis para o mundo real

Layar: como a realidade aumentada vai trazer informações úteis para o mundo real

1 min de leitura
Avatar do autor

Para os mais viciados em tecnologia, um bom smartphone tornou-se item essencial. Estes pequenos aparelhos são muito mais do que um simples telefone celular e permitem que você fique conectado ao mundo 24 horas por dia.

Agora, estes gadgets já recheados de tecnologia têm uma característica a mais: a realidade aumentada. Por meio do aplicativo Layar – disponível para iPhone e Android – o usuário pode captar camadas de informações ao seu redor. Utilizando a câmera digital do aparelho, Layar aplica camadas de informação, mostrando o que está mais perto de você.

Como funciona?

Layar coloca informações digitais no mundo real. Ao baixar o aplicativo, você pode buscar itens que procura. Por exemplo, se você precisa ir a uma farmácia, digite o termo no campo de busca e uma camada com localização das farmácias mais próximas aparece na tela.

Para isso, o programa utiliza a câmera do aparelho. As informações são exibidas de acordo com a direção para qual você apontar a câmera, mostrando o que está por perto. É possível ver localização e até informações sobre preço e resenhas.

Outra opção é utilizar plugins, com informações pré-selecionadas. É possível buscar um plugin que mostra somente restaurantes, outro para pontos de ônibus, táxi e estações de metrô, bem como criar camadas personalizadas por você.

Layar    Layar

Também se pode visualizar informações de outros plugins gratuitos, como o Tweeps Around, que mostra os posts com geotag no Twitter. Outros plugins são específicos para YouTube e Wikipédia.

Por enquanto, só existe um plugin exclusivo para os brasileiros. Ele mostra a localização de cidades e informações de rota ao seu alcance, em uma distância máxima estabelecida por você.

Por enquanto, ainda é pouco. Mas com certeza este serviço vai se popularizar nos iPhones e Androids brasileiros. Sua utilidade é muito grande. Você pode, por exemplo, procurar novos imóveis em um bairro específico, escolas, padarias, bancos, etc.

Se você achava útil acessar a internet, utilizar a câmera digital e ter um GPS integrado em um só aparelho, Layar pode combinar essas três características para fornecer informações úteis, de modo ainda mais prático.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Layar: como a realidade aumentada vai trazer informações úteis para o mundo real