Com o lançamento da nova versão do sistema operacional Android (2.2 – Froyo), a competição no mercado mundial de smartphones vai se tornar ainda mais acirrada. Muitas comparações tem surgido, como a briga iPhone x Android, mas agora a Google sai na frente mais uma vez.

Não só o Android oferece a possibilidade de você optar entre diversos aparelhos, como agora você também pode adquirir um celular com a tecnologia IDEN, da Nextel, que tem este sistema operacional: o Motorola i1.
Telefone + Rádio
A possibilidade de trabalhar com rádio, além das operadoras comuns de telefonia celular, é uma opção que atrai principalmente o mercado corporativo, pois representa economia significativa somada a rapidez de comunicação.

Empresas como a Nextel têm crescido, disputando espaço com outras operadoras. E para quem achava que ter um aparelho com tecnologia Push to Talk significava que ele seria simples ou antiquado, se enganou.

O Motorola i1, com previsão de lançamento no Brasil, Argentina e México para 15 de junho, é uma aliança da Motorola com a Nextel para levar aos usuários um smartphone completo, com sistema operacional Android.
O aparelho
Reprodução: MotorolaO i1 tem a versão 1.5 (Cupcake) do Android. A Motorola costuma justificar esta versão já atrasada do SO por conta da interface Motoblur. No entanto, o i1 não possui esta interface com o agregador de redes sociais.

Além do rádio, o i1 possui conexão Wi-Fi, Bluetooth e GPS integrado, e utiliza cabo micro USB. Pesando apenas 130g, ele tem uma tela touchscreen de 3.1”, touchpad frontal e memória expansível até 32g por cartão de memória.

Seu design é arrojado e ele promete ser ultrarresistente a chuva e umidade, baixas e altas temperaturas, choques, maresia e pressão. Esta característica pode ser considerada muito positiva, uma vez que aparelhos de rádio são muito utilizados em empresas e costumam passar pela mão de vários usuários. É ideal ter um telefone que seja resistente, para que sua vida útil seja maior.

Outra característica que surpreende os usuários de Android é que o navegador padrão do Motorola i1 é o Opera Mini 5. Fora isso, ele funciona como todos os outros, com acesso ao Android Market e compatibilidade com os principais serviços do Google.

Gmail, Google Maps - com Street View - Google Search e o mensageiro Google Talk já estão pré-carregados. O aplicativo oficial do Facebook também. Mas, infelizmente, o serviço Google Voice Search – que permite fazer buscas através da voz – só está disponível nos Estados Unidos.

O i1 tem uma câmera digital de 5 megapixels, flash LED, foco automático e zoom digital de até 4x. É possível realizar algumas funções de edição de imagem no próprio aparelho, como rotação e corte. Além disso, você pode aplicar Geotag ás fotos, através do GPS integrado.
Tecnologia Swype
Alguns aparelhos como o Omnia II, da Samsung e o Quench, da Motorola, foram anunciados com esta tecnologia, mas ela não chegou ao Brasil. A previsão é de que o Motorola i1 seja o primeiro smartphone a chegar com o Swype, que faz com que a digitação de textos no telefone seja muito mais rápida.

Abaixo é possível ver um vídeo demonstrativo de um aparelho  com a tecnologia Swype contra o iPhone:

Através desta função, é possível digitar longos textos apenas “deslizando” os dedos para as letras na tela do aparelho. Ele reconhece o que foi desenhado e transcreve imediatamente. As mensagens de texto e emails ficam muito mais rápidas.
Preço?
Reprodução: MotorolaPor enquanto, não há previsão de preços para o aparelho nem mesmo nos Estados Unidos. Apesar de ter sido anunciado por lá em março deste ano, só deve chegar aos consumidores em junho, com planos que variam entre U$ 70 e U$ 60, mas sem valores do aparelho.

Vale esperar pelo possível anúncio de preços para o Brasil em junho. O grande detalhe é que o Motorola i1 será produzido no Brasil, o que pode refletir em economia significativa no preço final do aparelho.

 

Cupons de desconto TecMundo: