(Fonte da imagem: Reprodução/Lookout)

A empresa de segurança móvel Looktout descobriu um grupo de aplicativos infectados que trazia uma série de problemas para tablets e smartphones Android. A família BadNews, como foi batizado o conjunto de apps problemáticos, era composta de 32 produtos de quatro desenvolvedores diferentes.

Entre 2 milhões e 9 milhões de downloads dos aplicativos infectados foram realizados. A maioria deles estava em russo, mas alguns eram versões de jogos famosos e utilitários, como um simulador de vela.

Para o aparelho infectado, o BadNews envia notificações falsas, como atualizações de aplicativos que são, na verdade, download de mais malwares. Ele ainda coleta dados importantes, como o número serial do gadget.

O principal aqui, na verdade, não é a infecção em si, mas como eles passaram pela segurança da Google Play: originalmente, os aplicativos estavam seguros, mas receberam os malwares por causa de uma rede de anúncios contendo o código malicioso. Todos os suspeitos de carregarem o BadNews já foram retirados da loja virtual.

Cupons de desconto TecMundo: